terça-feira, 5 de março de 2013



Confirmados 42 casos de dengue em Porto Alegre
Porto Alegre tem 42 casos de dengue confirmados, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira, 5, pela Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) da Secretaria Municipal de Saúde. 
Deste total, 24 pacientes contraíram a doença em viagem a outros estados e 18 tiveram contaminação autóctone (na própria cidade). Entre esses, 11 residem no bairro Partenon, dois no bairro Navegantes, um no bairro Bom Jesus, um no Jardim Carvalho, um no bairro Santana, um no Cristal e um no bairro São José. 
Até a primeira semana de março, foram investigados 232 casos suspeitos, dos quais 204 são de pessoas residentes em Porto Alegre. Dos pacientes residentes em Porto Alegre, 63 foram descartados, 42 confirmados e outros 99 aguardam o resultado do exame, feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Desses que aguardam confirmação, 49 pessoas não possuem histórico de viagem.
A CGVS está recomendando aos profissionais de saúde o máximo de atenção a pacientes que apresentem febre com duração de até sete dias acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, e manchas na pele. Todo caso suspeito deve ser notificado pelos serviços de saúde. Ao receber as notificações, a CGVS executa imediatamente medidas de controle ambiental ao vetor da dengue. Todo o caso suspeito que for atendido na rede de saúde deverá receber o cartão de acompanhamento do paciente com suspeita de dengue. 
Foto: Vanessa Silva/PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário