sexta-feira, 15 de março de 2013



Bom Dia!
Ao começar o dia, quero abraçar a todos os leitores que, como eu, são consumidores. E quem não é? 
Hoje, dia 15 de março é o Dia do Consumidor, ou seja, o nosso dia. A pergunta, lamentavelmente, é se temos o que comemorar no dia de hoje. O consumismo se instalou definitivamente na cultura da nossa sociedade. Aqui no Brasil, nos últimos anos, vem sendo incentivado cada vez mais por decisões do governo. A questão é saber se tais decisões são benéficas ou não para o consumidor. De qualquer forma. Se o Dia é do Consumidor, o melhor a fazer é refletir sobre se estamos ou não consumindo exageradamente. Lembre, sempre, que nós, consumidores sustentamos o nosso desenvolvimento.
O Supremo Tribunal Federal decidiu acabar com o pagamento parcelado dos precatórios. O STF julgou inconstitucional o parcelamento em até 15 anos, previsto na Emenda Constitucional 62, de 2009.
É bom recordar que a lei manda pagar a divida em parcela única no prazo máximo de um ano após a decisão judicial. A regra, lamentavelmente, nunca foi cumprida e hoje o Estado tem uma dívida de R$ 6,4 bilhões em precatórios, ou seja, nunca vai pagar.
Imagino a situação de quem tem precatório a receber e sabe que não vai levar. Então fico pensando se as pessoas não tem o mesmo direito que o Estado, isto é, ficar devendo impostos e taxas sem prazo para pagar. Isto é quase impossível pois impostos e taxas, normalmente, estão embutidas nos preços dos produtos adquiridos. Tente não pagar o IPVA, por exemplo. Vai, no mínimo, sofrer um processo e acabará perdendo o carro. A gente não pode dever para o Estado, já o Estado pode dever para a gente. É desigual.

Novamente vou atender alguns pedidos. Está em Porto Alegre com o show “Atento aos Sinais”, um dos maiores nomes da música popular brasileira; Ney Matogrosso. Com 71 anos, ele conserva toda a força de seus primeiros momentos ainda no grupo Secos e Molhados. Fiquem com ele cantando um de seus primeiros e grandes sucessos, Sangue Latino, enquanto desejo a todos um Bom Dia!.


Nenhum comentário:

Postar um comentário