terça-feira, 18 de dezembro de 2012


Um salto de qualidade

José Fortunati *

O gaúcho em geral e o porto-alegrense, em particular, são extremamente exigentes, cobradores, posicionados, mas reconhecem e aderem com a mesma intensidade quando são conquistados por projetos e iniciativas que signifiquem  melhorias nas suas vidas. 

Agora mesmo registramos com entusiasmo o reconhecimento do Internacional, expresso com grandeza em anúncios na imprensa, à importância da Arena do Grêmio para elevar o futebol gaúcho a um novo patamar, ao qual  se somará em breve o Estádio Beira-Rio reformado e modernizado.  Num ambiente de posições grenalizadas, não podemos deixar de saudar  manifestações dessa natureza , embora continue a existir a histórica rivalidade que tem contribuído para as grandes vitórias do nosso futebol.  Mas, por certo, começa a se estabelecer um novo paradigma de relacionamento entre as nossas duas principais forças esportivas, mesmo que em nível dos torcedores a “flauta” contra o adversário esteja sempre presente.

Nas cidades como no esporte, as mudanças são construídas com pequenos e grandes gestos, pequenas e grandes ações. Um novo ciclo de governo se aproxima para os municípios  e, mesmo mantendo os pilares básicos do projeto iniciado em 2005, estamos propondo mudanças estruturais na Prefeitura de Porto Alegre. Pequenas e grandes modificações, todas elas focadas  em aproximar o governo da população,  promover as melhorias necessárias e atender as demandas das comunidades.

Exemplificando, se de um lado vamos buscar a agilização e a transparência dos procedimentos para os empreendedores, de outro pretendemos ampliar e reestruturar os Centros Administrativos Regionais (CARs) para que passem a funcionar, de fato, como subprefeituras, atendendo a população e prestando serviços de qualidade, no coração das 17 regiões do Orçamento Participativo.

O conjunto de projetos que estamos propondo representam, em síntese, um salto de qualidade nas relações do poder público municipal com os cidadãos. Salto de qualidade que passa pela aceitação da proposta pela Câmara de Vereadores, pelo comprometimento do nosso quadro de servidores  e pela compreensão pelos agentes políticos da importância da integração de todas as instâncias a esse renovado processo de cooperação entre a administração municipal e a sociedade de Porto Alegre.

* Prefeito de Porto Alegre

- Artigo publicado no Jornal do Comércio em 18.12.12

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário