Ceia de Natal sobe
mais que a inflação
Consumidores brasileiros terão de gastar mais neste ano
para comprar os mesmos produtos da ceia de Natal.
Levantamento do economista André Braz, da FGV
(Fundação Getúlio Vargas), mostra um avanço nos preços superior à inflação no
período.
A
cesta com oito produtos típicos de Natal teve alta de 9,8%, ante uma inflação
ao consumidor, medida pelo IPC-10/FGV, de 5,73% em 2012. Pelos cálculos do
economista, caso o consumidor opte em comprar todos os itens, teria de
desembolsar cerca de R$ 145.
Os
vilões da ceia neste ano são: nozes (16,46%), frango especial (11,71%), avelãs
(11,58%) e o Tender (9,11%). Na outra ponta, o panetone (2,09%) e as frutas
cristalizadas (6,24%) tiveram as menores variações.
Como
sugestões para evitar o impacto da alta nos preços, o economista recomenda que
os consumidores troquem marcas líderes por outras menos conhecidas e que evitem
as compras de última hora para não ter de comprar produtos maiores do que as
suas necessidades.
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