terça-feira, 20 de novembro de 2012

Copa: Porto Alegre é a cidade mais transparente
A Prefeitura de Porto Alegre recebeu a maior pontuação de desempenho obtida pelas 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014, divulgadas pelo Instituto Ethos. 
A capital gaúcha marcou 48,87 pontos, seguida por Belo Horizonte com 48,44 pontos no certame. Os Indicadores mostram como está a transparência das prefeituras e podem servir como um roteiro para desenvolver boas práticas na gestão pública. "Porto Alegre já é referência nacional em transparência da gestão pública, e está ampliando o acesso a informações aos cidadãos por meio de ações concretas”, enfatizou o secretário municipal da Fazenda, Roberto Bertoncini. 
A pesquisa do Instituto Ethos aponta que a Capital gaúcha tem o portal de internet com melhor avaliação, garantindo acesso à maior quantidade de documentos diferentes, e também foi pioneira em implantar a sala de transparência, prevista na Lei de Acesso à Informação. A nota dos Indicadores foi obtida por meio de 90 perguntas que avaliam o nível de transparência em duas dimensões: “Informação” e “Participação”. 
Para o coordenador da Equipe de Ética e Transparência da Controladoria Geral do Município, Silvio Zago, o resultado mostra que prefeitura está no caminho certo para a consolidação da Transparência. “O processo é gradual e vem se qualificando com práticas e ações junto a todos os órgãos municipais para aperfeiçoamento do projeto e melhor atendimento à população”. 
A elaboração dos Indicadores pelo Instituto Ethos foi um processo participativo que durou quase um ano. Foram realizadas reuniões com especialistas e uma consulta pública sobre os parâmetros metodológicos. O período de coleta dos dados durou de maio a novembro de 2012. Mais de 80% das perguntas dos Indicadores estão relacionadas ao cumprimento de três leis em vigor, que são a Lei de Acesso à Informação Pública, Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Licitações Públicas. 
A divulgação do resultado da pesquisa foi anunciada durante a 15ª IACC, maior evento anticorrupção do mundo, realizada em Brasília. Em quatro dias, a conferência reuniu mais de 1,9 mil pessoas, representando governos, ONGs, universidades e o setor privado de 135 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário