domingo, 21 de outubro de 2012

Outubro Rosa: atividades no Glênio Peres
Movimento estimula prevenção e hábitos de vida saudáveis
Para chamar a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove nesta segunda-feira, 22, das 10h às 16h, atividades em dois quiosques instalados no Largo Glênio Peres. Em um deles, serão distribuídos material informativo e preservativos masculino e feminino. O outro quiosque será ocupado pela Área Técnica de Saúde Nutricional da SMS, que vai prestar orientações sobre os dez passos da alimentação saudável em todas as faixas de idade e oferecendo serviços de medição de peso e de índice de massa corporal (IMC).  
A programação faz parte do movimento Outubro Rosa, realizado anualmente em todo o mundo para estimular a população feminina a se precaver contra o câncer de mama com hábitos saudáveis de vida e fazendo exames preventivos regularmente. À noite, o prédio da prefeitura de Porto Alegre estará iluminado com a cor rosa – que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama.         
Campanha - Desde março deste ano, a SMS realiza uma campanha para intensificar a divulgação de medidas de prevenção à doença e informar sobre os serviços disponíveis na rede municipal de saúde para que as mulheres busquem orientação e atendimento. Além da distribuição de fôlderes e da afixação de faixas e cartazes em ruas e ônibus pela prefeitura, são promovidas oficinas e palestras educativas nas unidades de saúde, onde também são feitas mamografias em quantidade suficiente para atender à demanda.
Nos primeiros quatro meses do ano, o número de exames foi de 14.786 e, no segundo quadrimestre, chegou a 17.253. Foram 24% a mais que em 2011, quando passaram pelo exame 14.158 mulheres, de janeiro a abril, e 14.307 de maio a agosto. Para reforçar a prevenção, também foi instituído um protocolo municipal de detecção precoce do câncer de mama, que serve de embasamento ao trabalho dos profissionais de saúde.
Saúde pública - As estatísticas indicam que o Rio Grande do Sul deverá registrar 81 casos da doença por 100 mil mulheres em 2012. Em Porto Alegre, a estimativa é de 125 casos por 100 mil mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer. “O câncer de mama é tratado pelo município como questão de saúde pública. Por isso, vem sendo ampliado o acesso da população feminina aos cuidados necessários”, diz a ginecologista Luciane Rampanelli Franco, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher da SMS, citando como exemplos a contratação de novos médicos e o aumento de equipes de Saúde da Família.
Além da visita regular ao médico para exames preventivos, o câncer de mama ou de colo de útero pode ser evitado com hábitos saudáveis. Estão entre eles não fumar, não beber álcool em excesso e praticar exercícios físicos. Controlar o peso e se alimentar corretamente também fazem parte das recomendações. “A literatura especializada aponta que os fatores dietéticos representam 30% das causas de câncer. São superados somente pelo fumo”, destaca a coordenadora da Área Técnica de Saúde Nutricional da SMS, Carmen Stein. “Uma dieta saudável e variada, rica em vegetais, frutas, grãos integrais, sem excesso de gordura saturada e pobre em açúcar oferece componentes alimentares com efeito benéfico na redução do risco de recorrência de câncer mamário, da mesma forma que a amamentação”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário