terça-feira, 9 de outubro de 2012

Mensalão

Voto dos ministros – 1
O ministro Ayres Brito abre a sessão de hoje para que os ministros sigam votando sobre o pedido de condenação de José Dirceu, Delubio Soares e José Genoino.
O ministro Ricardo Lewandowski pede a palavra para dizer que "Na última sessão, fui confrontado com uma questão fática que me deixou perplexo", diz o revisor.
Houve uma afirmação de que Genoino teria assinado ou avalizado o primeiro empréstimo do PT juntamente com Valério", afirma Lewandowski. "Eu, com essa assertiva, e sem ter todos os autos em mãos, tive um momento de perplexidade, porque não me lembrava", explica o ministro. "E, de fato, isso não consta, não houve um aval conjunto de ambos no mesmo documento", diz Lewandowski, que distribui cópias de um laudo para os demais ministros.
"Esse primeiro aval era desconhecido de Genoino. Ele só tomou conhecimento quando este empréstimo foi registrado perante a Justiça Eleitoral, e depois, quitado", diz Lewandowski.
Marco Aurélio Mello pede a palavra e diz que há, nos autos, documento que prova que Valério e Genoino avalizaram o empréstimo. "O documento a que me referi, a menos que haja uma falsidade ideológica, que é a cédula do empréstimo bancário, está subscrita por Valério e Genoino", diz Marco Aurélio.
"Como foi explorado, principalmente pela mídia, um possível erro factual de minha parte, eu me senti no dever de vir a público esclarecer", diz Lewandowski, que encerra sua manifestação.
O ministro Dias Toffoli inicia seu voto sobre os crimes de corrupção ativa, que envolvem 10 réus - entre eles, José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino.
(segue...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário