quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mensalão

Voto do revisor – 1
Começa a sessão de julgamento dos réus que respondem por lavagem de dinheiro. Hoje o revisor, ministro Ricardo Lewandowski, deverá ler o seu voto.
Lewandowski começa dizendo que Ayanna Tenório deve ser inocentada. "Inexiste, a meu ver, qualquer elemento que comprove a sua adesão à pratica de lavagem de dinheiro", afirma.
A seguir, o ministro-revisor, Ricardo Lewandowski, começa a ler seu voto sobre a ré Geisa Dias.
Em aparte, o ministro Joaquim Barbosa reclama de suposta crítica feita por Lewandowski a seu voto, sendo contestado pelo revisor:
"Estou perplexo com a vossa declaração. Tenho a maior admiração por vossa excelência. Proferiu um belo voto. Há pontos em que, evidentemente, discordamos. Jamais ousaria insinuar que seu voto seja incompleto. Vossa excelência está fazendo ilação, data vênia, descabida. Reafirmo o respeito e admiração pelo seu trabalho. Não tenho nenhuma crítica ao trabalho de vossa excelência".
Prosseguindo na leitura de seu voto, Lewandowski afirma que Geiza Dias tinha atuação meramente periférica, subalterna e limitava-se a cumprir ordens dos seus superiores. Geiza era gerente da SMP&B.
O revisor lê depoimentos que se referem a Geiza como funcionária subordinada na agência de publicidade e que ela não tinha conhecimento do esquema. "Ela não era um elo essencial nessa corrente", disse o ministro. Segundo o revisor, incriminar Geiza Dias seria como culpar um frentista que abastece um carro que se envolve em um crime de trânsito. Lewandowski ainda afirma que ela colaborou com a investigação e que as provas não são suficientes para condená-la. Ele absolve Geiza Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário