sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Mensalão

Julgamento: segundo dia
Neste momento, o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, está lendo seu relatório onde acusa, nas considerações finais, os 38 réus de participação ativa no esquema conhecido como mensalão. A seguir, os primeiras  pontos destacáveis da leitura do Procurador no STF.
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, começa a ler a acusação sobre o julgamento do mensalão. Ele terá cinco horas de tempo para isso.
Gurgel começa sua denúncia citando Raymundo Faoro, jurista e analista da dinâmica política nacional, que descreveu a forma como "a camada dirigente" usa os meios disponíveis para se manter no poder.
- Gurgel cita Norberto Bobbio, Max Weber e Maquiavel sobre os conceitos de ética na política e a frase de que "os fins não justificam os meios"

“Vemos traços de um modelo que insiste, teimosa e atrevidamente, em manter um modelo político que mistura o público e o privado (...) para assegurar projetos políticos personalizados".

- O procurador-geral da República diz que, em 2004, o "Jornal do Brasil" foi o primeiro a usar o termo "mensalão"

- Considerando cada um dos 36 réus que Gurgel fará a acusação, ele diz que teria, em média, pouco mais de 8 minutos para falar de cada um

- Gurgel concentra sua acusação sobre a atuação de José Dirceu. Ele cita trechos dos depoimentos de Roberto Jefferson e Marcos Valério em que afirmaram que Dirceu tinha um papel de "liderança" do mensalão e que tudo era feito com o conhecimento do ex-ministro da Casa Civil

Nada, absolutamente nada, acontecia sem consentimento de José Dirceu

- Gurgel relata que Marcos Valério, apontado como operador financeiro do mensalão, foi apresentado a políticos do PT entre o 1º e o 2º turno das eleições presidenciais de 2002. Na época, o empresário da publicidade mineira tinha contratos com o governo federal e queria mantê-los. Foi assim que Valério conheceu Genoino, Delúbio Soares e José Dirceu

Foi sem dúvida o mais atrevido e escandaloso caso de corrupção e desvio de dinheiro público registrado no Brasil. Maculou a República

- Grupo político da quadrilha
José Dirceu era o líder do grupo político do "esquema ilícito concebido", diz o procurador. Dirceu é apontado como "mentor" do mensalão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário