sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Mensalão

Julgamento: segundo dia - 2


O procurador-geral cita depoimento de Roberto Jefferson, presidente do PTB em 2004, e que disse ter participado, na época, do "acordo de coptação política" com o PT. "Dirceu homologava todos os acordos do partido", afirmou Gurgel

O financiamento do mensalão ocorreu através de financiamentos no Banco Rural e de recursos públicos, por intermédio do Banco do Brasil, afirma o procurador. Ele cita reuniões, encontros e jantares de Dirceu e Marcos Valério com empresas e bancos para a obtenção de recursos e empréstimos

Acusação contra Delúbio Soares
Gurgel concentra-se agora na acusação contra Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT e que teria participado do mensalão desde 2003. Era Delúbio quem decidia quem receberia os recursos e quanto cada parlamentar iria ganhar.

Delúbio Soares era o elo entre o núcleo político, comandando por José Dirceu, e o núcleo operacional e financeiro, comandando por Marcos Valério..

Acusação contra Marcos Valério
Gurgel diz que o publicitário conseguiu influência ao se aproximar de Dirceu, Delúbio e Genoino e se tornou um "articulador do grupo político" do mensalão, buscando novos parlamentares para a base aliada e intermediando relações entre empresas e o governo federal.

José Dirceu foi o mentor do esquema, enquanto Marcos Valério foi o seu maior operador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário