terça-feira, 28 de agosto de 2012

Auto Escola: alguém fiscaliza?
Os Centros de Formação de Condutores (CFC) criados para formar novos motoristas cresceram incrivelmente nos últimos anos. As antigas Auto Escolas, deram lugar a grandes empreendimentos com mega estruturas e frota de veículos invejável.
Evidentemente que tudo graças ao preço exorbitante que é cobrado de cada novo aluno. Ninguém mais consegue carteira de habilitação sem gastar, por baixo, mais de R$ 1 mil. Imaginem quem está tentando ser motorista profissional, não tem emprego, e precisa de carteira para dirigir. Faz empréstimo?
Acontece que, como em muitas situações, o que parece ser não é. As frotas estacionadas em frente aos Centros de Formação, nem sempre significam carros em bom estado de conservação, mecânica boa e desejável para quem está aprendendo a dirigir. Muitas vezes são carros com problemas graves  que prejudicam o aprendizado. Imaginem uma pessoa querendo aprender a dirigir, em meio ao trânsito complicado e o veículo com problemas.
Falo nisso para relatar o caso de uma amiga que, aluna de um dos maiores, se não o maior CFC de Porto Alegre, teve que enfrentar problemas sérios com o carro. Começa que, depois de uma conversão, foi alertada pelo instrutor que o pisca estava ligado. Só que o defeito era do carro, pois o sistema não funcionava automaticamente, como em todo o carro normal. A embreagem e o freio, extremamente baixos, faziam com que o carro apagasse seguidamente.  Reclamou e ouviu do professor que o carro já “era para ter ido para o mecânico, mas não podia parar”. Incrível, mas verdadeiro.
Hoje, ao chegar para mais uma aula, minha amiga foi avisada que “não haveria aula, pois o carro estava na oficina”. Questionado se, pelo preço pago, a escola não oferecia carro reserva, o atendente disse que não e que a aula somente seria recuperada dentro de 30 dias.
Como diria o saudoso Clodovil: Pode?
Com o monopólio criado, somente grandes empresas como a que está sendo usada por minha amiga, dominam o mercado e fazem o que bem entendem. Então, pode. 
E a pergunta que não quer calar é: alguém fiscaliza? 

Um comentário:

  1. Realmente é um problema.E não só de mecânica.Moro perto de uma praça onde as auto escolas fazem treinamento de baliza e já presenciei coisas que só acreditei porque estava vendo com meus próprios olhos. Acredite se quiser: vi instrutor na praça sentado em um cadeira de praia (que trouxe de casa,claro) lendo um livro!!!!!...enquanto a pobre coitada da aluna "suava" para conseguir estacionar.É uma vergonha tudo isso!!!

    ResponderExcluir