terça-feira, 17 de julho de 2012


Pílula previne risco de HIV
A Agência Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira a aprovação do Truvada, do laboratório Gilead Sciences, como primeira pílula para ajudar a prevenir o HIV em alguns grupos de risco.
"O Truvada é para utilizar na profilaxia prévia à exposição em combinação com práticas de sexo seguro para prevenir as infecções do HIV adquiridas por via sexual em adultos de alto risco. O Truvada é o primeiro remédio aprovado com esta indicação", afirmou a FDA.
O Truvada é encontrado no mercado americano desde 2004 como tratamento para pessoas infectadas com HIV, indicado em combinação com outros remédios antirretrovirais.
Em maio, um painel assessor da FDA pediu para aprovar o Truvada como prevenção para pessoas não infectadas, depois que testes clínicos mostraram que este medicamento pode reduzir o risco de HIV em homens homossexuais de 44 a 73%.
A pílula é considerada por muitos especialistas uma nova e potente ferramenta contra o vírus da Aids,  mas alguns provedores de serviço de saúde temem que incentive comportamentos sexuais de risco.


Câmara divulgará salários dia 31
O presidente da Câmara, Marco Maia, anunciou, nesta segunda-feira, que a página da Câmara na internet passará a divulgar os salários dos servidores, ativos e inativos, a partir do dia 31 de julho.
Segundo o presidente, serão divulgados os nomes dos funcionários e o valor das remunerações, inclusive as horas extras. "Na sequência, todo último dia útil de cada mês, será feita a atualização e a complementação de dados relativos àquele mês", explicou.
No total, foram assinados hoje seis atos da Mesa Diretora relacionados à Lei de Acesso à Informação. Além do salário, também serão divulgadas informações referentes à cota parlamentar, que incluem os gastos dos deputados. O cidadão poderá ter acesso inclusive às cópias digitais das notas fiscais apresentadas pelos parlamentares para justificar os gastos.


Sindicato quer professores em greve
Até sexta-feira (21), os professores em greve das universidades federais vão se reunir em assembleia para analisar o novo plano de carreira proposto pelo governo na sexta-feira (13). A avaliação do comando de greve, entretanto, é que a proposta do governo não atende às demandas da categoria  e a orientação é que a paralisação seja mantida e “intensificada”.
Para a Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes), a proposta apresentada em vez de reestruturar a carreira piorou essa organização. De acordo com o vice-presidente do sindicato, Luiz Henrique Schuch, cálculos feitos pela entidade apontam que no caso de algumas classes o reajuste apresentado pelo governo não representará ganho real.
“O governo fez uma maquiagem. Ele comparou números e valores normais em um intervalo de cinco anos. Pegou, por exemplo, um salário de julho de 2012 e projetou o aumento para 2015 como se em cinco anos não houvesse correção inflacionária no meio”, criticou.
Além dos docentes das universidades federais, também estão em greve os professores dos institutos federais de educação profissional.. Em nota, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) avaliou que a proposta apresentada pelo governo é uma “farsa” e criticou o fato de que o reajuste proposto não atinge toda a categoria e será pago de forma parcelada até 2015.


Recesso de inverno da Câmara começa nesta terça-feira
A Câmara Municipal de Porto Alegre abre, nesta terça-feira (17/7), o recesso parlamentar de inverno. Durante o período - de 15 dias -, que se encerra em 31 de julho, serão realizadas sessões da Comissão Representativa, às quartas e quintas-feiras, a partir das 9h30min no Plenário Otávio Rocha. Os gabinetes e demais setores da Casa continuarão a funcionar normalmente.
A Comissão Representativa vota requerimentos e moções. Nas sessões de quartas e quintas-feiras, os vereadores também ocupam os tempos de Lideranças e de Comunicações. Compõem a Comissão Representativa 19 vereadores titulares e 17 não-titulares.  
Titulares
PDT: Dr. Thiago Duarte e Mauro Zacher 
PMDB: Haroldo de Souza e Professor Garcia 
PP: João Carlos Nedel 
PPL: Toni Proença 
PPS: Paulinho Rubem Berta 
PRB: Waldir Canal 
PSB: Airto Ferronato
PSD: Tarciso Flecha Negra 
PSDB: Mário Manfro 
PSOL: Fernanda Melchionna 
PT: Adeli Sell, Carlos Todeschini, Engenheiro Comassetto e Maria Celeste
PTB: DJ Cassiá e Alceu Brasinha 
PV: Elias Vidal
Suplentes na Comissão Representativa: João Bosco Vaz e Márcio Bins Ely (PDT); Idenir Cecchim, Sebastião Melo e Valter Nagelstein (PMDB); Beto Moesch, Kevin Krieger e João Antonio Dib (PP); José Freitas (PRB); Bernardino Vendruscolo e Nelcir Tessaro (PSD); Luiz Braz (PSDB); Pedro Ruas (PSOL); Mauro Pinheiro e Sofia Cavedon (PT); Dr. Goulart e Elói Guimarães (PTB).
As sessões da Comissão Representativa são abertas ao público, que poderá assisti-las das galerias. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255.
Foto: Elson Sempé

Nenhum comentário:

Postar um comentário