quinta-feira, 12 de julho de 2012

Os candidatos e o muro da Mauá
Sempre que temos eleições municipais em Porto Alegre, o muro da Mauá volta a ser tema de discussões. E o que se debate é se o muro que separa o porto-alegrense do Guaíba, será derrubado ou não.
Agora, quando vamos eleger o prefeito da Capital, o muro da Mauá volta a ser discutido. Cinco, dos sete candidatos, já se manifestaram sobre o futuro do famoso muro da Mauá. Saiba o que eles pensam:

Adão Villaverde (PT)
-O muro é parte do sistema de proteção contra cheias. No entanto, sua remoção permitiria a integração do valioso patrimônio à cidade, melhoraria o aproveitamento do porto e facilitaria o acesso à orla. Pedirei a especialistas estudos acerca da necessidade de manutenção ou não do muro, já que o regime de chuvas e cheias se alterou desde que o sistema foi projetado.

José Fortunati (PDT)
-A manutenção do muro, cujas comportas recuperamos em 2011, é uma questão de segurança e de responsabilidade, pois trata-se de uma parte importante do sistema anticheias, evitando situações como a de 1941. Além disso, a solução que o projeto de Jaime Lerner vai dar ao muro – uma espécie de ‘muro cascata’ – no conjunto de melhorias no Cais Mauá, será uma forma de reintegrá-lo mais adequadamente ao espaço.

Manuela D’Ávila (PCdoB)
-O muro da Mauá precisa ser substituído por outra obra arquitetônica esteticamente mais bonita e harmoniosa, mas que mantenha sua função mais importante: a de ser um dique do centro da cidade.

Roberto Robaima (PSOL)
-Revitalizar o Cais é uma necessidade para que a população tenha acesso á orla, promovendo o transporte hidroviário. Quanto ao muro, essa decisão não é uma questão política e sim técnica. O corpo técnico da prefeitura é que deve dar a última palavra. Até agora, o parecer que tem prevalecido é amanutenção do muro como proteção. Nós iremos propor que seja retomado o estudo técnico para um parecer definitivo.

Wambert Di Lorenzo (PSDB)
-Nosso governo realizou concurso público para a revitalização do Cais Mauá e a equipe vencedora, coordenada por Jaime Lerner, considerou o muro como elemento importante no contexto da paisagem urbana. Com isso, criou uma belíssima cascata com água circulante que harmoniza e lembra o Guaíba. Estudos técnicos também apontam a manutenção do muro. Quando for prefeito, darei continuidade ao projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário