quinta-feira, 31 de maio de 2012

CPI convoca Perillo e Agnelo, mas livra Cabral
Integrantes da CPI do Cachoeira aprovaram nesta quarta feira (30) a convocação dos governadores Marconi Perillo (PSDB), de Goiás e Agnelo Queiróz (PT) do Distrito Federal.Sérgio Cabral (PMDB), governador do Rio de Janeiro, teve sua convocação rejeitada por 17 votos a 11.
Agnelo e Merconi Perillo são citados por integrantes da quadrilha de jogo ilegal comandada por Cachoeira em conversas telefônicas gravadas pela Polícia Federal. Sérgio Cabral aparece em fotos durante uma viagem a Paris ao lado do presidente licenciado da construtora Delta, Fernando Cavendish. De acordo com a PF, a Delta transferiu recursos a empresas fantasmas do grupo de Cachoeira.
A convocação de Perillo foi aprovada por unanimidade e a de Agnelo, por 16 votos a 12. A data dos depoimentos ainda não está definida. Perillo informou na tarde desta quarta, por meio de sua assessoria, que comparecerá à CPI na data em que a audiência for marcada. Disse também que ele próprio manifestou o desejo de falar aos parlamentares e está "tranquilo" com a convocação. A assessoria do governador Agnelo Queiroz, informou que ele deverá falar sobre o assunto ainda nesta quarta, depois que retornar do Rio de Janeiro.

Vereadores aprovam Túneis Verdes
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta quarta-feira (30/5) o projeto do vereador Beto Moesch (PP) que declara os Túneis Verdes como áreas de uso especial. De acordo com o vereador, a Lei Estadual nº 11.520/00 define que o Poder Público poderá declarar de preservação permanente e de uso especial a vegetação e as áreas destinadas a proteger paisagens notáveis, como hoje são consideradas as ruas chamadas de túneis verdes. A votação foi de 26 votos favoráveis e um contrário, do vereador João Carlos Nedel (PP).
Também aprovaram a emenda que determina regras para a transmissão da energia elétrica e telefônica nessas, que deverá ser feita através de cabos ecológicos e/ou subterrâneos. “Importa salientar, no entanto, que compete à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios a proteção ao meio ambiente natural e o combate à poluição em qualquer de suas formas”, explica Moesch.
O vereador justifica ainda que, existindo o interesse público em proteger o patrimônio natural das áreas de interesse ecológico, cultural turístico e paisagístico, ante a singularidade das espécies vegetais arbóreas existentes, notáveis por seu porte, raridade em relação à concentração, interatividade na cadeia alimentar, bem como relevante valor paisagístico, deve o Município, a par destes critérios, declará-las de uso especial.

Dilma homenageia Lula em cerimônia no Planalto
A presidente Dilma Rousseff comandou, nesta quarta feira (30), uma homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante solenidade no Palácio do Planalto. Na cerimônia de entrega do 4º Prêmio dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a presidente ignorou a questão entre Lula e Gilmar Mendes e apenas destacou a atuação de seu antecessor. “Os processos e as pessoas têm uma ligação. As pessoas no lugar e na hora certos mudam processos e transformam a realidade”. Afirmou antes de comandar uma homenagem a Lula. Aos gritos, cerca de 300 pessoas gritavam o nome de Lula e aplaudiam de pé.
"Faço essa homenagem pelo desempenho do presidente Lula em se comprometer no Brasil com a questão do desenvolvimento e da oportunidade aos mais pobres. E seu comprometimento internacional com a luta pela erradicação da pobreza. Todos nós temos esse reconhecimento a prestar a ele", explicou a presidente. 
O prêmio dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio é concedido a vinte entidades que se destacaram em trabalhos para cumprimento das Metas do Milênio. Estavam presentes a administradora do PNUD, Helen Clark e ministros da área da América Latina, Caribe e África.
Dilma também aproveitou para atacar gestões anteriores. "O slogan 'país rico é pais sem pobreza' parece uma obviedade, mas não é. Ao longo da nossa história, para muitas pessoas, o país poderia ser rico e a população, pobre. Nós estamos mostrando na prática que isso é uma mentira", declarou, muito aplaudida. "É possível preservar nossas florestas, nossos rios, nossa biodiversidade. É possível tudo isso e ao mesmo tempo crescer e desenvolver a produção agrícola, industrial e os serviços".

Nenhum comentário:

Postar um comentário