terça-feira, 29 de maio de 2018

➤Greve de caminhoneiros

Desabastecimento geral no 9º dia


O acordo proposto pelo presidente Michel Temer para encerrar a greve dos caminhoneiros não foi suficiente para acabar com os bloqueios nas estradas. O governo atribuiu a dificuldade para encerrar a greve à existência de infiltrados políticos dentro do movimento. Os líderes grevistas se dividiram sobre a continuidade da paralisação. A Associação Brasileira de Caminhoneiros (Abcam) defende o retorno ao trabalho, mas uma parte da categoria afirma que nem todas as reivindicações foram atendidas e por isso a greve continua. Enquanto isso, a população faz filas atrás de gasolina e álcool nos postos do país e aguarda o abastecimento de alimentos em supermercados e centros de distribuição.

O abastecimento de combustíveis apresentou melhoras pelo país com a redução do movimento de paralisação dos caminhoneiros, mas a situação ainda está longe do ideal e deve demorar pelo menos uma semana para voltar ao normal, disse nesta terça-feira o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) Aurélio Amaral.

Ainda há locais onde a situação é considerada delicada. Uma grande preocupação das autoridades é com o Porto de Suape, um polo importante para a Região Nordeste. “Lá em Suape a situação ainda é crítica e continua ruim também em Minas, Rondônia, São Paulo, Roraima, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Sergipe”, acrescentou o diretor, que disse esperar uma melhora ao longo do dia.

Postos de gasolina de vários pontos da cidade de São Paulo começaram a receber combustível na noite desta terça-feira. Os caminhões-tanque chegavam escoltados por carros da Polícia Militar, que permanecia nos postos. Em alguns estabelecimentos, preço da gasolina chegava a 5,10 reais.


Nove dos 54 aeroportos administrados pela Infraero estão sem combustível no início desta terça-feira como reflexo da greve dos caminhoneiros. São eles:

Foz do Iguaçu/PR
Paulo Afonso/BA
Teresina/PI
Palmas/TO
João Pessoa/PB
Ilhéus/BA
Cuiabá/MT
Imperatriz/MA
Petrolina/PE

A Infraero esclarece que os aeroportos estão abertos e têm condições de receber pousos e decolagens. Nos terminais em que o abastecimento está indisponível no momento, as aeronaves que chegarem só poderão decolar se tiverem combustível suficiente para a próxima etapa do voo.

SITUAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL


greve dos caminhoneiros entra no nono dia nesta terça-feira (29) com registros de manifestações em diversos pontos do Rio Grande do Sul. De acordo com Federação das Indústria do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), o prejuízo da mobilização para as fábricas chega, até agora, a R$ 1,6 bilhão. Os segmentos de bebidas, laticínios e alimentos são os mais prejudicados, mas também há impactos nas áreas químicas, veículos e máquinas.

Manifestações: há pelo menos 100 pontos de protestos em rodovias federais e estaduais do Rio Grande do Sul nesta terça-feira 

Ônibus em Porto Alegre: nesta terça e quarta-feira, nos momentos de pico – dos primeiros horários às 8h30min e das 17h às 19h30min –, os coletivos irão circular normalmente. Nos demais horários, as linhas funcionarão apenas de hora em hora.

Aeroporto: Salgado Filho tem combustível disponível para garantir voos até as 14h de quarta-feira (30).

Combustível: de acordo com a prefeitura de Porto Alegre, pelo menos 24 postos estão vendendo combustível nesta terça-feira

Escolas: rede estadual deve retomar as atividades nesta terça-feira

VEJA/Gaucha/ZH

Nenhum comentário:

Postar um comentário