sexta-feira, 27 de outubro de 2017

➤DESTAQUES


Mutirão de empregos oferece 3,6 mil vagas no RS
Mais um mutirão de emprego ocorre nesta sexta-feira em todo o Estado. O Empregar/RS, promovido pela Fundação  Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), oferece 3.627 vagas de emprego em todo o RS, sendo que 1.629  oportunidades são na Região Metropolitana e 929 em Porto Alegre. São 70 agências abertas em todo o Rio Grande do Sul das 9h às 16h. Os trabalhadores serão encaminhados para as entrevistas no local do evento, que conta. Algumas empresas realizarão a contratação no próprio mutirão. Quem tiver interesse, pode ir até uma agência com a carteira de trabalho e da previdência social. O endereço em Porto Alegre, é Rua Coronel Vicente, 281

Polícia Civil apreende arsenal bélico com universitário
Uma equipe da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) apreendeu na manhã desta sexta-feira em Santa Cruz do Sul um arsenal de armas no apartamento de um estudante no bairro Avenida. No local, foram localizados  pelo menos 15 fuzis de guerra de diversos calibres de fabricação americana e russa, 21 pistolas 9 mm e grande quantidade de munição de armas de calibres 556, 762 e 9 mm. Foram encontrados ainda carregadores de AK 47 e dois fuzis desmontados. A apreensão é consideada a maior de armamentos do ano. De acordo com o chefe de polícia, Emerson Wendt, deve ser a maior apreensão de fuzis da história do Estado. Na residência, localizada na rua Samuel Pinto Cortez, foi preso em flagrante o guardião do material. O delegado Luciano Menezes, que coordenou a ação junto com o delegado Marcelo Chiara Teixeira, informou que o jovem, natural de Cachoeira do Sul, é aluno do curso de engenharia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e recebia cerca de R$ 10 mil por mês do tráfico para guardar o armamento no apartamento onde mora. As armas seriam da facção Os Manos, sediada no Vale do Sinos.

Justiça do Amazonas suspende leilão do pré-sal; governo tenta reverter 
O juiz Ricardo Augusto de Sales, da 3ª Vara Federal Cível da Justiça Federal do Amazonas, concedeu liminar (decisão provisória) na noite de quinta-feira (26) suspendendo a 2ª e a 3ª rodadas dos leilões do pré-sal marcadas para esta sexta (27) no Rio de Janeiro. A assessoria da Advocacia-Geral da União (AGU), órgão responsável pela defesa do governo federal na Justiça, informou que já recorreu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região e espera uma decisão ainda na manhã desta sexta. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) informou que a programação do leilão está mantida, mas que ele só será iniciado quando a liminar for derrubada. Os participantes estão chegando e tomando seus lugares. A ANP disse que aguardará uma decisão até o fim da tarde desta sexta. Na ação, o advogado Wallace Byll Pinto Monteiro, representante do Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (Sindipetro-AM), afirma que o leilão traz lesão ao patrimônio público por acarretar perda de receita tributária e pelo fato de o governo abdicar de explorar as reservas de petróleo para desenvolvimento da indústria nacional e geração de emprego e renda.

Defesa de Cabral quer impedir transferência para Campo Grande
A defesa do ex-governador Sérgio Cabral entrou com um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar impedir a transferência para o presídio federal do Mato Grosso do Sul. O pedido será analizado pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, relatora da Operação Calicute. A transferência foi pedida pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, nesta quinta (26).O advogado Rodrigo Roca, que cuida da defesa de Cabral negou que o pedido de habeas corpus seja uma estratégia para deixar o ex-governador no RJ. “Não é estratégia, é a lei. Nós impetramos um habeas corpus para o Tribunal Regional Federal da 2ª Região, a liminar foi negada mas o mérito da impetração ainda não. Nós estamos aguardando que isso aconteça para, daí, decidirmos se vamos recorrer ao Superior Tribunal de Justiça ou não a respeito do mérito. Com relação a medida liminar, ainda está vigorando a decisão originária e esperamos que ela seja cassada o quanto antes ou que seja revogada pelo próprio juízo já que nós vamos ingressar com uma petição de reconsideração ao próprio juiz da 7ª Vara Federal Criminal”, explicou o advogado.

Confiança do comércio sobe 3,3 pontos em outubro, segundo a FG
O Índice de Confiança do Comércio, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), cresceu 3,3 pontos na passagem de setembro para outubro deste ano e atingiu 92,5 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Com essa, que é a segunda alta consecutiva, o indicador registra o maior nível desde agosto de 2014 (quando alcançou 92,7 pontos). Segundo a FGV, o empresário do comércio está mais confiante tanto em relação ao momento atual quanto em relação ao futuro. O Índice de Expectativas, que avalia as opiniões sobre os meses seguintes, teve uma alta de 4,1 pontos e atingiu 99,2 pontos. Já o Índice da Situação Atual, que avalia as opiniões dos empresários sobre o momento presente, subiu 2,3 pontos e alcançou 86,2. De acordo com o coordenador da pesquisa, Rodolpho Tobler, a alta do índice nos últimos dois meses “reforça a percepção de que o efeito da crise política de maio passou completamente e de que os indicadores de confiança do setor retomam a tendência de alta do início do ano", afirmou, em referência às denúncias dos executivos do grupo J&F, Wesley e Joesley Batista, que gravaram o presidente Michel Temer e outras autoridades, o que deu início a investigação por suspeita de corrupção passiva e impactou o mercado. "O movimento sugere que o segmento segue em recuperação lenta, sob influência da inflação baixa e do ciclo de redução das taxas de juros”, completou Tobler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário