segunda-feira, 4 de setembro de 2017

➤DESTAQUES




Temer na China
O presidente Temer participa hoje da IX Cúpula do Brics e se reúne com chefes de estado de países do bloco. Ontem, Temer desistiu de antecipar o retorno para o Brasil, após cogitar voltar mais cedo, em meio à expectativa de uma nova denúncia contra ele.

Corrupção
Brasil mantém cooperação com 48 países para investigar Lava Jato no exterior. Auxílio mútuo envolve obtenção de provas, rastreamento e recuperação de dinheiro sujo; equipes conjuntas ainda aguardam aval do governo.

Corrupção – 2
Moro começa interrogatório de réus do segundo processo contra Lula. Interrogatório de Lula está agendado para o dia 13 de setembro; defesa tenta adiar novo encontro do ex-presidente com o magistrado.

Tráfico internacional
Polícia Federal faz operação em 5 estados e no DF. São 190 mandados de busca e apreensão e 127 de prisão em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Delação da JBS
O empresário Joesley Batista afirmou que pagou propina ao ex-ministro Guido Mantega, para obter verba do BNDES. Em novo anexo à delação, o dono da JBS disse que as solicitações ocorreram durante campanha presidencial de 2010. 

Reforma política e meta fiscal
Mesmo com o feriado de 7 de setembro na quinta-feira, o Congresso Nacional tentará votar nesta semana a proposta de reforma política e o projeto de revisão da meta fiscal deste ano e de 2018. A frequência de parlamentares, contudo, costuma cair nas semanas em que há feriados.

Por nossa conta
Parlamentares usam dinheiro público em aluguel de carros e aviões fantasmas. Levantamento mostra que deputado pagou R$ 9.750 para aeronave voar entre Porto Velho e Rio Branco enquanto estava em Brasília. Bimotor está proibido de operar desde 2011. Mesmo parlamentar favoreceu empresa aérea que doou para sua campanha em 2014.

Cláusula de barreira
Se a cláusula de barreira em discussão na Câmara estivesse em vigor nas eleições de 2014, 14 partidos teriam perdido acesso ao fundo partidário e ao tempo de TV. A proposta da cláusula de barreira ganha espaço nas discussões da reforma política.

Problemas tucanos
Doria admite sair do PSDB e descarta prévia com Alckmin. ‘A política traz sempre ares, tempestades e fatos que não estão dentro do seu prognóstico’, diz prefeito de São Paulo.

Noite sangrenta em SP
Dez integrantes de uma quadrilha especializada em roubos a residências foram mortos em um confronto com policiais civis na região do Morumbi, bairro nobre da Zona Sul de São Paulo, na noite de ontem. Os criminosos estavam armados com fuzis e eram monitorados pela Polícia.

Cara de pau
Bendine tentou convencer BB a custear sua defesa na Lava Jato. Aldemir Bendine pediu ao Banco do Brasil que pagasse sua defesa na Operação Lava Jato. O banco recusou de imediato sob o argumento de que as acusações contra ele são da época em que presidia a Petrobrás e não a instituição.

Incêndio
Marcopolo, em Caxias, pode parar atividades por pelo menos uma semana após incêndio. Chamas teriam começado por volta das 15h30min deste domingo.

Governo do Estado
Fazenda irá verificar caixa único para definir data da terceira parcela. Mais de 5 mil celetistas devem receber pagamento integral nesta segunda.

Reforma trabalhista
Terceirização não precariza emprego, aponta estudo da USP. Levantamento feito com dados da Rais, de 2007 a 2014, mostra que queda salarial é de apenas 2,3%.

Ásia em alerta
O mundo continua atento às ações da Coreia do Norte, que no final de semana realizou seu mais potente teste nuclear até agora, com uma bomba de hidrogênio. Os Estados Unidos prometeram uma ação 'esmagadora' se Kim Jong-Un atacar. 

Temendo o pior
Conselho da ONU fará reunião de emergência sobre Coreia do Norte. Diferente de encontros anteriores sobre a questão norte-coreana, reunião será aberta; órgão foi cobrado por Conselho Europeu a endurecer sanções.

Estadão/G1/Correio Braziliense /O Globo/ Veja/clicRBS/Correio do Povo/Gazeta do Povo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário