segunda-feira, 18 de setembro de 2017

➤DESTAQUES


Posse na PGR
Primeira mulher a comandar a Procuradoria Geral da República, Raquel Dodge tomou posse hoje em Brasília como nova responsável pela chefia do Ministério Público Federal. Ela, que substitui Rodrigo Janot, foi empossada pelo presidente Michel Temer e ficará no cargo por 2 anos. Para analistas do meio jurídico, Dodge vai impor novo estilo, mas não frear Lava Jato.

Relacionamento
Harmonia entre poderes é requisito para estabilidade da nação, afirma Raquel. “O Ministério Público, como defensor constitucional do interesse público, posta-se ao lado dos cidadãos para cumprir o que lhe incumbe claramente a Constituição e de modo a assegurar que todos são iguais e todos são livres, que o devido processo legal é um direito e que a harmonia entre os poderes é um requisito para a estabilidade da nação”, afirmou.

Inadimplência
Calote nos bancos públicos cresce R$ 10 bi em um ano. Em um ano, os bancos públicos viram seus índices de inadimplência - atrasos superiores a 90 dias nos pagamentos de financiamentos –  saltar de 2,8% para 3,5%. Isso significa que, nesse período, os calotes nesses bancos - nos quais se incluem o Banco do Brasil, a Caixa e o BNDES - cresceram em R$ 10,4 bilhões. O movimento é oposto ao registrado pelos bancos privados.

Reforma política e articulação
A Câmara tentará votar nesta semana a reforma política antes de o STF encaminhar à Casa a nova denúncia contra Temer. Mesmo assim, líderes partidários relataram estar incertos sobre se será possível votar, de fato, a matéria agora. Enquanto isso, Temer viaja aos Estados Unidos para a Assembleia Geral da ONU. No fim de semana, o presidente se encontrou com aliados, advogados e o ex-presidente José Sarney. O peemedebista traça estratégias para tentar barrar a nova denúncia da PGR.

Mudança na JBS
O conselho de administração da JBS anunciou ontem que José Batista Sobrinho, fundador da empresa e pai de Wesley e Joesley Batista, foi escolhido por unanimidade como novo presidente. A troca de comando ocorre após a prisão de Wesley na semana passada. A decisão fortalece a presença da família Batista na empresa e contraria pedido do segundo maior acionista da companhia, o BNDES, de afastar os Batista do comando da JBS.

Negociação
Setor agrícola europeu se mobiliza para tentar barrar acordo com Mercosul.  Após 20 anos de negociações, acordo pode ser fechado em dezembro, mas lobby protecionista pode emperrar abertura.

Colarinho branco
Presidente do TCE-RJ é alvo de ação por fraudes no Detran.  MP do Rio pede que Aloysio Neves, já afastado, saia do cargo definitivamente.

Violência 'in Rio'
O fim de semana foi violento e de tensão nas Zona Sul e Norte do Rio. Ao menos duas pessoas morreram durante um intenso tiroteio que aconteceu ontem na comunidade da Rocinha. Dois acessos da estação São Conrado do Metrô foram fechados por questões de segurança. Já no sábado, a guerra entre traficantes rivais no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, deixou 7 mortos entre sexta-feira e sábado.

Desconforto militar
General fala em "intervenção" do Exército caso a Justiça não retire corruptos da "vida pública".
Segundo Antonio Hamilton Mourão, ex-comandante militar do Sul, Força Armada já teria "planejamentos muito bem feitos" para a ação.

Tradição
Donos de bancas investem em melhorias no Mercado Público de Porto Alegre. Associação destaca investimentos após incêndio e tenta diálogo com prefeitura contra PPP.

Susto
Tremores de terra assustam moradores de cidades da região serrana do Paraná.
Tremores foram registrados na madrugada de hoje (18) em várias cidades da região serrana do Paraná, entre elas Rio Branco do Sul, a cerca de 30 quilômetros. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, o tremor ocorreu por volta da 1h15 e durou poucos segundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário