domingo, 30 de julho de 2017

➤Venezuela

Constituinte em meio a protestos e mortes

Presidente Nicolás Maduro foi o 1º a votar em eleição convocada 
por ele; oposição não reconhece pleito e lidera protestos.

As urnas para eleger 545 membros da Assembléia Constituinte convocada pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foram abertas neste domingo (30). O presidente foi o primeiro a votar em um centro eleitoral da zona oeste de Caracas.

"Eu fui o primeiro eleitor do país. Peço a Deus todas as suas bênçãos para que as pessoas possam exercer livremente o seu direito democrático ao voto", disse Maduro, vestindo uma camisa vermelha.

A chegada do presidente ao centro de votação foi transmitida ao vivo pela emissora estatal VTV, com o slogan "primeiro voto pela paz". Maduro votou pouco depois das 6h locais (7h em Brasília), quando estava prevista a abertura das urnas em toda a Venezuela.

O segundo voto foi dado pela primeira-dama, Cilia Flores, também candidata à Assembleia Constituinte. No perfil de Nicolás Maduro no Twitter, foi registrado o momento em que ele e Cilia votaram.


O dia de votação é marcado por um ambiente de tensão, depois que a oposição, que não apresentou candidatos para a eleição, anunciou protestos em todo país contra a iniciativa.

A oposição convocou seus simpatizantes a bloquear as ruas de cidades dos 23 estados da Venezuela. A maior concentração vai ocorrer na estrada Francisco Fajardo, principal via de Caracas.

As manifestações acontecem no contexto de uma mobilização iniciada no dia 1 de abril para exigir a saída de Maduro do poder. Até o momento, mais de 100 pessoas morreram e milhares ficaram feridas ou foram detidas.

Os 545 membros para a Assembleia Constituinte tomarão posse em 2 de agosto e terão um prazo indeterminado para redigir a nova Constituição do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário