sexta-feira, 28 de julho de 2017

➤Obamacare

Senado dos EUA rejeita projeto de Trump 

Três senadores republicanos se juntaram à oposição democrata 
contra a medida, matando o projeto de lei por 51 votos a 49


Os republicanos do Senado dos Estados Unidos não conseguiram derrubar a lei do sistema de saúde conhecida como Obamacare, em um duro golpe para o presidente Donald Trump. É o fim de uma campanha de sete anos do partido em busca de revogar a legislação implantada pelo ex-presidente Barack Obama.

Na votação, realizada na madrugada desta sexta-feira, 28, três senadores republicanos se juntaram à oposição democrata contra a medida, matando o projeto de lei por 51 votos a 49.

O Partido Republicano levou à votação uma proposta minimizada de reforma da saúde que revogaria o Obamacare parcialmente, já que não houve consenso do próprio partido quanto a rejeição total do projeto, tal como ocorreu na Câmara dos Deputados em maio.

“Este é claramente um momento decepcionante”, disse o líder republicano no Senado, Mitch McConnell, após a votação.

Em seu perfil no Twitter, Trump afirmou que “três republicanos e 48 democratas deixaram o povo americano para baixo. Como eu disse desde o início, deixem o Obamacare implodir e depois lidem com isso. Assistam!”.

A líder democrata na Câmara, Nancy Pelosi, disse, após a derrota republicana, que o povo americano falou alto e claro contra os custos mais elevados e a monstruosa crueldade do Trumpcare. Segundo a deputada, o Congresso, agora, deve finalmente voltar ao trabalho bipartidário há muito atrasado para atualizar e melhorar a economia e continuar a diminuir os custos de saúde dos americanos.

Já o senador republicano John McCain, que contrariou a liderança de seu partido ao votar contra a proposta, afirmou que acreditava que o Obamacare deveria ser revogado e substituído desde o início, mas que o projeto em votação não cumpriria os objetivos de diminuir os custos e a melhora do sistema de saúde americano.
Com VEJA/Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário