sexta-feira, 9 de junho de 2017

➤RAPIDINHAS


Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira
Quem ainda não se vacinou contra a gripe tem até hoje para procurar os postos de saúde e garantir a imunização. Nesta última semana, o Ministério da Saúde orientou estados e municípios a ofertar a vacina para toda a população, pois ainda havia um estoque de 10 milhões de doses disponíveis. Entretanto, cada estado ou município tem autonomia para estender ou não a vacinação.
Prevista para terminar em 26 de maio, a campanha já tinha sido prorrogada com o objetivo de alcançar a meta de vacinação para o grupo de risco que, neste ano, é de 90%. Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado no último dia 2, 76,7% do público-alvo tinham sido vacinados, de um total de 54,2 milhões de pessoas.

Crise e desemprego fazem Brasil ter 60 milhões com o nome sujo
A grave crise econômica e o avanço do desemprego no país levaram o número de pessoas com o “nome sujo” ao maior patamar em dois anos, segundo dados divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nesta sexta-feira. Um exército de aproximadamente 60,1 milhões de brasileiros estão com restrições ao CPF, enfrentando problemas para contratar empréstimos, financiamentos ou realizar compras parceladas, o que representa quase 40% da população brasileira adulta. Só nos últimos 30 dias, houve um saldo líquido de 1,1 milhão de brasileiros que passaram a fazer parte da lista de consumidores com contas em atraso e registrados em cadastros de inadimplentes. Na comparação mensal (em maio frente a abril, sem ajuste sazonal), o indicador do SPC teve crescimento de 1,31% no volume de consumidores inadimplentes, a maior variação positiva desde março de 2015, quando a alta fora de 2,20% no período. Se a comparação for feita com o mesmo mês do ano passado, registra-se uma leve queda de 0,50%, a terceira queda anual consecutiva na série histórica do indicador.

Apesar dos apelos, Rocha Loures aparece para depor de cabelo raspado
O ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), apontado como "Homem da Mala" do presidente Michel Temer, apareceu de cabelo raspado para depor na sede da Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira. Loures, que é ex-assessor especial do presidente, tinha feito pedido para que não passasse pelo procedimento destinado a quem ingressa na prisão. Ele deixou a PF por volta das 10h30. A defesa de Loures havia solicitado ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que não lhe fosse imposto “tratamento desumano e cruel” e que não tivesse o cabelo raspado. Além disso, também foi requisitado acesso à “totalidade” das gravações da delação de executivos da JBS. No interrogatório feito na manhã desta sexta, Rocha Loures não respondeu a nenhuma pergunta. Ele está preso no presídio da Papuda e divide cela com o doleiro Lúcio Funaro, ligado ao deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Justiça decreta falência de usina de Bumlai, preso na Lava Jato
A Justiça de Mato Grosso do Sul decretou a falência da usina São Fernando, que pertence à família do empresário José Carlos Bumlai, condenado a nove anos de prisão na Lava Jato, que investiga corrupção na Petrobras, por crime de gestão fraudulenta e corrupção passiva. Bumlai, que cumpre prisão domiciliar, é amigo próximo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em recuperação judicial desde 2013, a usina São Fernando, com capacidade de moagem de 4 milhões de toneladas de cana, acumula dívidas de cerca de R$ 1,5 bilhão, sobretudo com bancos e fornecedores, de acordo com fontes de mercado. A decisão de ontem foi proferida pelo juiz da 5ª Vara Cível do Tribunal de Dourados, Jonas Hass Silva. O possível pedido de falência da usina São Fernando já era esperado. No dia 1º de junho, os credores da companhia não aprovaram o plano de reestruturação apresentado pela usina.

Vice-presidente do PSDB defende que partido avalie “interferência” de Temer no TSE
Vice-presidente do PSDB, o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman defendeu  que, no caso de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) livrar Michel Temer da cassação, o partido analise “a interferência política” do presidente sobre os ministros. “Não basta que o TSE livre Temer da cassação. Temos, sim, de verificar sua moralidade. Quer dizer que, para se salvar, o presidente articula a salvação também de Dilma Rousseff? É preciso levar em conta não apenas se Temer fica, mas em quais circunstâncias. Para o presidente ficar, houve interferência política de agentes políticos sobre os ministros do TSE, que é uma Corte mais política do que técnica.” Goldman estará na segunda-feira (12) em reunião da Executiva em Brasília, quando o partido definirá a permanência ou não do PSDB no governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário