quarta-feira, 7 de junho de 2017

➤RAPIDINHAS


Autoridades resgatam 20 passageiros com vida em Mianmar
Autoridades afirmaram que resgataram 20 passageiros com vida no acidente de um avião militar em Mianmar, diz mídia chinesa. Os destroços da aeronave desaparecida foram encontrados no mar de Andamão, no Sul do país, segundo fontes locais. Ela levava mais de 100 pessoas a bordo e voava entre entre as cidades de Myeik e Yangon, com destino a Dawei. Navios militares fazem uma operação de busca pelo avião. O avião perdeu contato com a base aérea 29 minutos depois de decolar, enquanto voava a 18 mil pés sobre o mar de Andamão, a 70 quilômetros da cidade de Dawei, afirmaram militares. Apesar de ser período de monções em Mianmar, as condições climáticas não eram ruins no momento em que o avião desapareceu. O general Min Aung Hlaing, comandante das Forças Armadas, afirmou que 106 soldados e membros de suas famílias estavam a bordo, além de 14 pessoas da tripulação, totalizando 120 pessoas a bordo. Uma fonte do aeroporto havia dado o número de 116 pessoas no total.

Nas mãos de Fachin, os cabelos do homem da mala
O penteado do homem da mala está nas mãos de Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal. O ministro vai decidir se acolhe – ou não – pedido do ex-assessor especial do presidente Michel Temer e ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB/PR) que não quer ter a cabeça raspada na Papuda, complexo penitenciário para onde deverá ser transferido nesta quarta-feira, 7. O ex-deputado alegou que não quer passar pela experiência do empresário Eike Batista, preso em janeiro na Operação Eficiência – desdobramento da Lava Jato – por suposta propina de US$ 16,5 milhões para o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ). Em Bangu, onde ficou preso, Eike teve a cabeça raspada, segundo a defesa de Rocha Loures.
“Aproveita-se a oportunidade para requerer a Vossa Excelência que determine, com urgência, que lhe seja assegurado o máximo respeito aos seus direitos e garantias fundamentais, especialmente que não seja imposto tratamento desumano e cruel, respeitando e assegurando a sua integridade física, especialmente que não se lhe raspe o cabelo como fizeram no Rio de Janeiro com Eike Batista”, requereu o advogado Cezar Bittencourt, que defende o homem da mala.

Mais quatro cidades decretam situação de emergência no Rio Grande do Sul, e lista sobe para 56
Mais quatro cidades decretaram situação de emergência no Rio Grande do Sul devido ao excesso de chuvas registrado nas últimas semanas, conforme boletim da Defesa Civil, divulgado na manhã desta quarta-feira (7). São elas: Arroio do Meio, no Vale do Taquari; Santo Ângelo, Catuípe e Santo Antônio das Missões, no Noroeste do estado. Com isso, subiu para 56 o total de municípios nessa situação. No último levantamento da Defesa Civil, de terça-feira (6), eram 52 cidades. Além disso, mais uma município foi incluído entre os afetados pelo excesso de chuva, passando para 126 cidades atingidas em todo o Rio Grande do Sul. Segue em 6.309 o número de pessoas que estão fora de casa. São 433 famílias desabrigadas – que foram levadas a abrigos fornecidos pelo estado –, um total de 1.807 pessoas. Outras 1.077 famílias estão desalojadas – em casas de parentes ou amigos –, o que representa 4.502 pessoas.

Sede do Festival de Woodstock se torna sítio histórico dos EUA
O lugar escolhido como sede do icônico Festival de Música e Arte de Woodstock, em agosto de 1969, foi incluído no registro nacional de locais históricos dos Estados Unidos, informou nesta terça-feira o governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo. “Woodstock foi um momento crucial na história de Nova York e dos EUA, reunindo a arte e a música em um evento que mudou o panorama político e cultural. Esse reconhecimento ajudará a preservar esse ponto de referência para a geração atual e para as futuras”, indicou Cuomo em comunicado. O Festival de Woodstock foi um evento musical que ocorreu em uma fazenda de Bethel, no condado de Sullivan, e reuniu 500 000 pessoas em três dias para ver lendas do rock como Joe Cocker, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Santana, Joan Baez e The Who. No local, foi construído o Centro para as Artes, inaugurado em 2006. Dois anos mais tarde, um museu dedicado à história do festival foi aberto, contando também o que ocorreu nas edições de 1979, 1989, 1994, 1999 e 2009. O museu também explora as transformações sociais, políticas, culturais e musicais da década de 1960, vinculadas aos assuntos que continuam afetando o mundo na atualidade.

Venezuela acusa EUA de estarem por trás de violência em protestos
A busca por bodes expiatórios não tem fim. Nesta terça-feira, a Venezuela acusou os Estados Unidos de estarem por trás da “desestabilização e da violência” que abalam o país nos últimos meses e alertou que o governo de Nicolás Maduro não se submeterá aos “desejos de dominação” dos americanos. O governo venezuelano reagiu dessa forma por meio de seu embaixador na ONU em Genebra, Jorge Valero. Valero discursou após a embaixadora americana, Nikki Haley, na abertura da 35ª sessão do Conselho de Direitos Humanos (CDH) da organização. “Foi patética a intervenção da embaixadora do império. Ficou evidente, de maneira clara e inegável, quem está por trás da desestabilização e da violência criminosa na Venezuela”, disse. Mais cedo, Haley afirmou que a “indiferença e a inação” do CHD diante da crise da Venezuela prejudicam a reputação do órgão. A embaixadora também pediu a renúncia do governo de Maduro ao cargo que ocupa no conselho, o fórum multilateral mais importante em questões de direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário