terça-feira, 16 de maio de 2017

➤RAPIDINHAS


Léo Pinheiro entrega a Moro ‘registros de encontros’ com Lula
O ex-presidente da OAS José Adelmário Pinheiro, o Léo Pinheiro, entregou à Justiça, nesta segunda-feira, 15, ‘registros de encontros’ com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o presidente do Instituto Lula Paulo Okamotto e com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, e-mails e documentos internos da empreiteira e mensagens do telefone celular do executivo. A defesa de Léo Pinheiro afirmou que os registros dos encontros estavam na agenda dos celulares do empreiteiro. Um dos arquivos entregues por Léo Pinheiro tem 41 páginas. O documento indica três reuniões no Instituto Lula: em 23 de fevereiro de 2012, em 27 de julho de 2012 e 16 de abril de 2013. O material foi anexado à ação penal na qual Léo Pinheiro e Lula são réus. Os documentos foram entregues com o objetivo de corroborar o depoimento do empreiteiro. Ao juiz federal Sérgio Moro, o executivo afirmou que o triplex ‘era de Lula’. Uma das mensagens anexadas por Léo Pinheiro é de 22 de fevereiro de 2014. O empreiteiro conversa com a filha e escreve. “Voltando de SBC. Trânsito horroroso no Ibirapuera.”

Temer assina MP que amplia parcelamento de dívidas dos municípios com INSS
O presidente Michel Temer assinou nesta terça-feira (16) uma medida provisória que permite o parcelamento da dívida dos municípios com o INSS em até 200 parcelas. A assinatura da MP foi feita durante a abertura da 20ª Marcha Nacional dos Prefeitos, em Brasília. A medida provisória prevê a renegociação das dívidas dos municípios com a Previdência Social, problema que compromete as contas de aproximadamente 3 mil prefeituras. De acordo com a Receita Federal, no ano passado, as dívidas dos municípios com o INSS somaram R$ 25,6 bilhões. Atualmente, as prefeituras podem renegociar dívidas com o INSS em até 60 parcelas pagando um mínimo de 20% do valor devido.
"O que mais me agrada neste momento é que eu posso assinar essa medida provisória com parcelamento em 200 meses do débito previdenciário. E convenhamos, não é apenas parcelar. Nós parcelamos, 25% dos encargos, reduzimos 25% das multas e [...] 80% dos juros. Então é algo que visa exatamente a este caminho do fortalecimento da federação", afirmou Temer após a assinatura.

Côrtes virou secretário de Cabral para continuar esquema de propina, diz MPF
De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público, o secretário de saúde de Sérgio Cabral, Sérgio Côrtes, foi escolhido pelo ex-governador do Rio com o objetivo de dar prosseguimento ao esquema de propinas na área da saúde que existia no Into.
"A propina foi instituída desde que Sérgio Cabral entrou no governo, em 2007, e Sérgio Côrtes foi nomeado para transferir o esquema do Into para o sistema de saúde", destacou o procurador regional da República, José Augusto Vagos.Em nota, a assessoria de imprensa do ex-governador informou que "ainda não tivermos acesso a nova denúncia e iremos nos manifestar nos próprios autos do processo". Nesta terça (16), o MPF denunciou o ex-governador, César Romero, Carlos Miranda, Carlos Bezerra, Sérgio Côrtes, Miguel Iskin e Gustavo Estellita por corrupção passiva e ativa e organização criminosa por irregularidades cometidas na Secretaria Estadual de Saúde, entre 2007 e 2014. Eles são acusados pela Força-tarefa Lava Jato no Rio de Janeiro de pagar ou receber propina para fraudar contratos da área de saúde. De acordo com o procurador José Augusto Vagos, a investigação é apenas o começo para desvendar o esquema. "Essa investigação é a ponta do iceberg na corrupção da saúde no Rio de Janeiro", explicou Vagos.

STJ nega arquivar ação penal contra Claudia Cruz por evasão e lavagem
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou nesta terça-feira (16) um pedido da defesa de Claudia Cruz, mulher do deputado cassado Eduardo Cunha, para trancar a ação penal na qual ela é acusada de evasão de divisas e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato.
Por unanimidade, os ministros consideraram válidas as provas enviadas pela Suíça ao Brasil segundo as quais Claudia Cruz é titular de uma conta que teria sido usada para depositar recursos de suposta propina recebida por Cunha em um contrato da Petrobras na África.Na prática, a decisão do STJ faz com que o processo continue tramitando na primeira instância da Justiça, em Curitiba, sob a condução do juiz federal Sérgio Moro.

Anúncio de casa "assombrada" em site de imobiliária intriga internautas
Aqueles que são mais fãs do sobrenatural e que adoram um filme de terror podem até curtir a experiência de visitar uma casa com aparência de estar assombrada, mas você viveria em uma? Recentemente, o anúncio de uma propriedade digna de “American Horror Story” feito no site da imobiliária americana Zillow chamou a atenção de internautas e deixou todo mundo bem confuso. A propriedade em questão fica na Carolina do Sul e um aviso do anúncio levantou suspeitas de que há alguém misterioso ocupando um dos cômodos A  casa, tem valor estimado de $ 155 mil (aproximadamente R$ 489), quatro quartos e traz consigo uma série de elementos que normalmente estão presentes em uma casa mal- assombrada de filme de terror; o quintal do imóvel está tomado por plantas que parecem não ser podadas há muito tempo, há um buraco no teto de um dos cômodos e uma das portas possui uma mancha vermelha que está levantando algumas suspeitas. Como se aparência da casa não bastasse para fazer qualquer um sentir um friozinho na espinha (e afastar qualquer comprador), o anúncio do site traz uma informação ainda mais perturbadora; de acordo com a Zillow, o cômodo que fica no segundo andar da casa não deve ser visitado sob hipótese alguma. O anúncio afirma que há registros de que aquele espaço está sendo alugado por alguém, mas nunca foi feito um depósito referente a esse aluguel. A situação abre espaço para um questionamento: será que há um morador misterioso vivendo no andar proibido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário