segunda-feira, 8 de maio de 2017

➤Impeachment de Gilmar Mendes

Fachin pede parecer da Procuradoria-Geral


Grupo de juristas parecia prever os perigos das decisões do 
presidente da 2ª Turma do STF e já pedia a queda de Mendes; na semana passada um abaixo-assinado também pedia a queda o ministro 
após sua decisão de soltar Dirceu


Protagonista na história mais assombrosa da última semana, o presidente da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes não deve ter a vida facilitada nos próximos dias. O ministro do STF que foi um dos responsáveis pela soltura do ex-ministro José Dirceu agora tem que encarar um clamor pelo seu impeachment.

O ministro Edson Fachin pediu que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre uma ação de um grupo de juristas que defende o impeachment de Gilmar Mendes . O pedido foi apresentado ao Supremo pelo ex-procurador-geral da República Claudio Fonteles, em dezembro, após o então presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), arquivar dois pedidos do mesmo tipo.

O pedido dos juristas não tem relação com o abaixo-assinado que também pede a queda de Gilmar Mendes, após a soltura de Dirceu, mas já parecia prever o perigo das decisões de Mendes. No pedido, eles afirmam que na ação encaminhada a Fachin que Gilmar tem “envolvimento em atividades político-partidárias” e participa de julgamentos “de causas ou processos em que seus amigos íntimos são advogados” e “de causas em que é inimigo de uma das partes”. Os juristas dizem que Gilmar atua em julgamentos nos quais deveria se considerar suspeito.

Abaixo-assinado pede impeachment de Gilmar Mendes

Após a decisão, no mínimo estapafúrdia, dos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski de soltar o ex-líder petista José Dirceu, a população resolveu se rebelar e mostrar toda sua indignação com os desmandos dos nossos "senhores da lei".

Nesta quarta-feira (5), foi criado um abaixo-assinado na internet que pede o impeachment de Gilmar Mendes e de seus dois outros ministros. Até a tarde desta quinta-feira, a petição pública já contava com mais de 300 mil assinaturas. O abaixo-assinado será entregue ao Senado, onde devem ser apresentados os pedidos de impeachment dos "homens da lei". A petição está hospedada no site change.org.
Portal IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário