segunda-feira, 24 de abril de 2017

➤RAPIDINHAS


Janot pede vista sobre resolução do MP que pode afetar a Lava Jato
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu vista (mais tempo para análise) em uma votação no Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) sobre uma resolução que pode afetar os trabalhos da operação Lava Jato. A proposta limita o número de procuradores que uma unidade do Ministério Público pode ceder para uma investigação de outra unidade. A força-tarefa da Lava Jato hoje conta com especialistas do Ministério Público de todo o país.
A resolução fixaria em 10% a quantidade de procuradores que uma unidade do MP poderia ceder. Quando Janot pediu vista, a votação estava em 7 a 1 a favor do texto. O total de conselheiros que votam é 10. Com o pedido de vista de Janot, a resolução ainda não é considerada aprovada, apesar de a maioria dos conselheiros já ter votado a favor.
Durante a sessão, a conselheira Maria Hilda apresentou um texto alternativo que prevê uma espécie de regra de transição Assim, forças-tarefas em andamento não seriam atingidas pela nova regra, que valeria a partir de janeiro de 2018. Na retomada da votação, outras alterações podem ser incluídas no texto.
Na abertura da sessão do CSMP nesta segunda, Janot criticou a resolução. Ele disse que não foi consultado sobre o texto e afirmou que a matéria, sem transição, prejudicaria, sim, a Lava Jato.

IR: a 4 dias do prazo final, mais de 11 milhões ainda não declararam
Faltando quatro dias para o fim do prazo para envio da declaração de Imposto de Renda, mais de 11,7 milhões de contribuintes ainda não declararam, segundo informações divulgadas pelo Fisco nesta segunda-feira (24).
Segundo o órgão, até as 11h de hoje, último balanço da Receita, 16,53 milhões de declarações haviam sido entregues, o que representa cerca de metade do total esperado.O prazo para envio começou em 2 de março e termina em 28 de abril. A expectativa da Receita Federal é de receber 28,3 milhões de declarações neste ano.
Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.
As restituições começarão a ser pagas em 16 de junho, e seguem até dezembro, para os contribuintes cujas declarações não caíram em malha fina.

Oposição na Venezuela ocupa avenidas em protesto contra Maduro
A oposição venezuelana se manifesta novamente nesta segunda-feira (24) contra o governo do presidente Nicolás Maduro. O manifestantes pretendem ocupar as principais avenidas do país, na mais recente de uma série de manifestações que deixou ao menos 10 mortos. Testemunhas da Reuters informaram que os manifestantes já começaram a bloquear parcialmente o tráfego em algumas importantes vias de Caracas. Em outros pontos da capital, alguns grupos formaram barricadas para impedir o trânsito.
A coalizão opositora Mesa de La Unidad (MUD) convocou seus partidários para se concentrar nas principais avenidas de cada região, em todos os 24 Estados do país. O protesto acontecerá durante todo o dia.
"Os protestos pacíficos continuarão por todo país até que Maduro respeite a Constituição e acabe com seu autogolpe! RESPOSTA!", escreveu o líder da oposição e ex-candidato presidencial Henrique Capriles.

Se Palocci falar, será um ‘verdadeiro terremoto’, diz líder do PT
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Carlos Zarattini (SP), classificou como um “verdadeiro terremoto” a eventual delação premiada de Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e chefe da Casa Civil na gestão de Dilma Rousseff (PT). “Não sabemos exatamente o que ele pretende, mas, com certeza, se ele falar sobre o que tem conhecimento, o Brasil vai sofrer um verdadeiro terremoto no meio empresarial”, disse.
Para o deputado, o ex-ministro “tem muito para falar”. “A gente tem certeza que ele tem muito para falar, inclusive sobre os grandes grupos econômicos brasileiros, o capital financeiro, os grandes bancos e as grandes redes de comunicação“, afirmou Zarattini, que participa nesta segunda-feira, 24, do seminário “Estratégia para a Economia Brasileira – Desenvolvimento, Soberania e Inclusão”, promovido pelas lideranças do PT na Câmara e no Senado e pela Fundação Perseu Abramo, ligada ao partido, em Brasília. A previsão é que Lula compareça ao encontro no final da tarde.Na semana passada, em depoimento ao juiz Sergio Moro, Palocci deu indicações sobre sua disposição em fazer um acordo de delação premiada, ao sugerir que tem muito a contar sobre os esquemas investigados pela Operação Lava Jato.

Peggy Whitson é a astronauta dos EUA com mais tempo no espaço
A americana Peggy Whitson, de 57 anos, se tornou a astronauta dos Estados Unidos com mais tempo no espaço. Na madrugada desta segunda-feira, Peggy acumulou 534 dias, 2 horas e 49 minutos na órbita da Terra. Somando as três missões de longa duração na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), a cientista superou a marca de Jeffrey Williams. O feito foi parabenizado nesta manhã pelo presidente americano Donald Trump e sua filha, Ivanka Trump em transmissão ao vivo da TV Nasa. Peggy ainda soma outros recordes sendo a primeira mulher a comandar a estação espacial, em 2007 e a astronauta dos EUA com mais idade a ir ao espaço. Peggy também é a primeira mulher a comandar a ISS duas vezes e a com mais caminhadas espaciais, somando sete saídas, que acumulam 53 horas e 25 minutos fora da estação e de espaçonaves. A bioquímica foi ao espaço pela primeira vez em 2002 para trabalhar em diversas pesquisas da Nasa, participando das expedições 5 e 16 da agência espacial americana. Durante a conversa com o presidente e Ivanka, a astronauta explicou um de seus trabalhos, que consiste em converter urina em água potável. Eles ainda conversaram sobre a participação de mulheres na ciência, o uso militar de pesquisas espaciais e a ida à Marte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário