segunda-feira, 10 de abril de 2017

➤RAPIDINHAS


'Estamos fazendo um aperto de despesas fenomenal em 2018', diz Meirelles
Depois de anunciar uma previsão de déficit maior das contas públicas para 2018, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, rebateu as avaliações de que a nova meta é frouxa ou mesmo apertada de mais. Em entrevista ao Broadcast,  do Grupo Estado, Meirelles negou que a revisão da meta de déficit de R$ 79 bilhões para R$ 129 bilhões do ano que vem, divulgada na última sexta-feira foi feita para abrir espaço a gastos maiores do governo em ano de eleições presidenciais, como ocorreu em 2014 durante a reeleição da ex-presidente Dilma Rousseff. "Estamos fazendo um aperto de despesa fenomenal", disse Meirelles. 
"Uns acham que é frouxa e outros acham que está apertada de fato. Significa que está certa. Está no meio, onde deveria estar. É a primeira indicação que ela está certa."

TCE do Rio achacava prefeitos, diz delator
Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) receberam propina para ignorar irregularidades em gestões municipais, segundo Jonas Lopes, ex-presidente da corte. Em depoimento de delação premiada, ele revelou um esquema de arrecadação digno de máfias italianas, que incluía fidelidade na divisão da propina, lealdade aos “acordos” firmados por colegas e acusações de traição.
Os depoimentos de Lopes, e de seu filho, Jonas Lopes Neto, citam Macaé (litoral norte), Duque de Caxias (Baixada Fluminense) e Niterói (região metropolitana). As delações feitas à força-tarefa da Lava Jato no Rio,  revelam a ramificação da corrupção além de editais de obras públicas no Estado, como o Maracanã, durante a gestão Sérgio Cabral (PMDB), e envolvem também prefeituras. 

Focus: economistas reduzem previsão da Selic para 8,5% em 2017
A expectativa para a taxa básica de juros no final deste ano voltou a ser reduzida na pesquisa Focus, do Banco Central. Os economistas apostam que a Selic fechará 2017 em 8,50%, ante previsão de 8,75% no boletim da última semana.
A taxa básica de juros está atualmente em 12,25%. E o mercado estima que o BC aumente o ritmo de cortes, para 1 ponto porcentual, na reunião do Conselho de Política Monetária (Copom) marcada para esta quarta-feira.
O BC tem sinalizado que reduzirá os juros em razão da queda da inflação. Na última sexta-feira, o IBGE divulgou que o IPCA, índice oficial do país, registrou o menor avanço dos preços em um trimestre desde o início do Plano Real, em 1994.  No acumulado de 12 meses até março deste ano, o IPCA subiu 4,57%. A meta de inflação para 2017 é de 4,5%, e com a margem de tolerância de 1,5 ponto porcentual pode ficar entre 3% e 6%. A aposta dos analistas de mercado é que o IPCA  encerre este ano abaixo do centro da meta, em 4,09%, 0,01 ponto porcentual menor que a previsão da semana anterior.

Agências da Caixa abrem 2 horas mais cedo entre hoje e quarta-feira
A Caixa Econômica Federal antecipou em duas horas a abertura de suas agências entre segunda e quarta-feira (10, 11 e 12 de abril). A maioria das agências abrirá às 8h para ajudar os titulares de contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no processo de saques.
Na última semana, a Caixa já havia antecipado o início dos saques de quem nasceu nos meses de março, abril e maio. Antes previsto para o dia 10, o dinheiro foi liberado no último sábado, dia 8. Nesse dia, cerca de 2,1 mil agências do país abriram.
Desde o anúncio do saque das contas inativas, mais de 1,8 mil agências foram abertas em dois sábados: dias 18 de fevereiro e 11 de março. Os demais sábados em que agências abrirão das 9h às 15h serão dias 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho.

Marchezan analisa os primeiros 100 dias na Prefeitura de Porto Alegre: 'Estamos em absoluto caos'
Ao completar 100 dias como prefeito de Porto Alegre, o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) analisou os primeiros três meses de mandato: os desafios, as surpresas e as possibilidades.
Marchezan admitiu estar satisfeito com o trabalho realizado, elogiou a equipe que formou para governar, mas não negou o descontentamento com o que vê na cidade. "Está feia por causa da pobreza", comentou, reiterando os problemas financeiros. Apesar da redução de 340 cargos em comissão (CCs) – na gestão anterior havia 1.032 -, e do teto salarial dos servidores, os resultados, na prática, só devem aparecer em longo prazo.
“Eu diria que estamos em absoluto caos. Não deu para fazer e nem dará pra fazer o que é necessário no primeiro ano. Nós vamos passar por grandes dificuldades, tanto a prefeitura quanto a cidade, até o final de 2018. Mas acho que a crise é uma grande oportunidade para fazer o que precisa ser feito”, ponderou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário