segunda-feira, 3 de abril de 2017

➤Faixa nobre da TVE

A valorização da produção local

O horário nobre da TVE, das 18h às 22h, ganha uma faixa exclusiva com a valorização das produções locais a partir desta segunda-feira, 3 de abril. De segunda a sexta, serão quatro horas com programação dedicada ao telespectador gaúcho através da veiculação de conteúdo local inédito nos segmentos cultural, esporte, serviços e jornalismo. O restante da programação, em rede com a TV Brasil e a TV Cultura de São Paulo, segue inalterada, com o acréscimo de programas da TV Escola e da TV Ines. “Ao contrário das demais redes televisivas comerciais, que gradativamente cedem espaço para horário de cobertura nacional, a TVE quer dimensionar seu conteúdo para o que é de interesse local, de forma ampla, plural e aprofundada”, afirma o presidente da Fundação Piratini, Orestes de Andrade Jr.

O investimento em novos equipamentos, novos cenários, contratação de técnicos e recursos humanos somam R$ 200 mil. Os recursos vieram por meio de convênio com a Associação de Amigos da Fundação Piratini, que captou dinheiro via Lei Rouanet. O apoio cultural master é da Celulose Riograndense. “Começamos um processo que deve ter continuidade para alcançarmos a sustentabilidade econômica das emissoras, a captação de recursos na iniciativa privada, com o objetivo de fortalecer a programação local e pública da TVE e da FM Cultura”, observa Orestes Jr.

A ideia de ocupar, de forma inédita, o horário nobre da emissora com conteúdo local, é reforçar os programas tradicionais da emissora. “Não buscamos inventar a roda, tampouco partir do zero. Nosso foco foi incrementar os programas produzidos hoje pela TVE”, salienta o presidente da Fundação Piratini. “Buscamos uma linguagem mais dinâmica, com tempo para aprofundar os temas que interessam aos gaúchos, que tenham impacto real na vida das pessoas”, explica.

Programação
Entre as novidades, o Estação Cultura ganhou um novo horário (18h30), formando uma hora da faixa de cultura com o Radar (18h). As duas atrações seguem com os mesmos apresentadores – Newton Silva e Domínio Grillo, respectivamente. Em seguida, segue o Plano de Jogo, com Clarissa Lima. O programa Consumidor em Pauta retorna, por sugestão dos servidores da emissora. A apresentação será de Machado Filho.

Das 19h30 às 20h30, o jornalismo da emissora ganha uma revista eletrônica, combinando jornalismo e entretenimento. “A intenção é tratar as principais pautas do dia com ainda mais profundidade que elas merecem, abordando todos os seus aspectos e repercussões”, destaca a diretora de Jornalismo, Laura Mamfrim de Freitas. Além de matérias, o Panorama trará convidados ao estúdio e terá uma série de quadros de prestação de serviços, sobre empregos, empreendedorismo, saúde, educação, entre outros. A apresentação será da dupla Dalva Bavaresco e Fernanda Carvalho, sempre com a participação de repórteres da emissora.

O Panorama terá matérias de todo o interior do Estado, por meio da rede de parceiras, que conta com mais de 40 TVs universitárias, comunitárias e independentes do RS. A diretora de programação, Tatiana Forster, lembra que Panorama foi um programa criado no Governo Collares. “Procuramos homenagear programas que já foram ao ar na emissora, por isso recuperamos nomes de atrações na própria história da TVE”, ressalta.

Das 20h30 às 21h, outra novidade: o resgate do Debate TVE, que tratará do principal assunto do dia ou dará evidência a um assunto que precisa ser discutido por todos. A apresentação será de Maria Helena Ruduit.

Depois, das 21h às 22h, a faixa premiada trará os mais consagrados programas da TVE. Na segunda-feira, das 21h às 22h, mais um resgate – o TVE Esportes. Com convidados no estúdio para repercutir a rodada do final de semana no futebol, o programa ainda terá matérias especiais de outros esportes. Clarissa Lima e Christiane Matos serão as apresentadoras.

O Galpão Nativo ganhará espaço no horário nobre da TVE, na terça-feira, das 21h às 22h. o programa segue com a exibição natural aos domingos e sábados pela manhã, às 8h, com Elton Saldanha. A quarta-feira terá o TVE Repórter e o Curta TVE. O Frente a Frente segue sendo exibido às quintas. Na sexta, também na faixa das 21h às 22h, Faces e Nação.

O horário nobre da TVE é composto pelas seguintes faixas:

Faixa da Cultura
– Às 18h, RADAR, referência no cenário musical e cultural jovem; com participação de bandas e artistas.
– Às 18h30, ESTAÇÃO CULTURA, em novo horário, do clássico à vanguarda, do erudito ao popular, tradicional cobertura da agenda cultural;

Faixa de Esportes
– Às 19h, o PLANO DE JOGO traz o melhor do esporte gaúcho, muito além do futebol;
– Na segunda-feira, TVE ESPORTES, das 21h às 22h, volta reformulado, com o resumo da rodada, debate esportivo e matérias especiais sobre outros esportes.

Faixa de Serviços
– Às 19h15, o retorno do CONSUMIDOR EM PAUTA; especialistas analisam os direitos e deveres dos consumidores;

Faixa de Jornalismo
– Das19h30 às 20h30, PANORAMA, uma novidade, revista eletrônica com o melhor do jornalismo da emissora pública do RS;
– Às 20h30, o DEBATE TVE, a análise do tema polêmico do dia ou assunto que merece ser discutido pelos gaúchos, em mais um novo programa;

Faixa Premiada
– Uma hora com os programas consagrados e premiados da emissora, como TVE Repórter, Frente a Frente, Nação, Galpão Nativo, Curta TVE e Faces. Das 21h às 22h.
Fonte: TVE/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário