sexta-feira, 31 de março de 2017

➤Crise na Venezuela

Mercosul convoca reunião emergencial 

Foto: Google/Reprodução
Os chanceleres dos países fundadores do Mercosul - Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai - farão uma reunião de emergência no sábado, 1º, para "analisar possíveis vias de solução" para a crise na Venezuela, informou a chancelaria da Argentina, país que atualmente preside o bloco. 

A nota divulgada por Buenos Aires nesta sexta-feira acrescenta que o encontro foi convocado devido à "grave situação institucional" na Venezuela. "Os países fundadores do Mercosul reiteram seu inalterável apoio aos princípios fundamentais do Estado de Direito e a preservação da democracia na região latino-americana", diz o comunicado.

A Venezuela era um membro-pleno do Mercosul até dezembro, quando teve seus direitos suspensos por não cumprir os compromissos assumidos ao se tornar sócia do bloco.

Na tarde de quinta-feira, o governo brasileiro classificou de "claro rompimento da ordem constitucional" a sentença do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela, que retirou as prerrogativas da Assembleia Nacional e desencadeou o novo capítulo de caos na conturbada rotina política da Venezuela.

A nota do Itamaraty diz ainda que o pleno respeito à independência entre Poderes é "elemento essencial à democracia" e que as decisões da Justiça venezuelana "violam esse  princípio e alimentam a radicalização política no país".
Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário