sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

➤RAPIDINHAS


Marisa Letícia segue sedada, com quadro de saúde estável
Após sofrer um sério acidente vascular cerebral (AVC) e se submeter a uma cirurgia de emergência, a ex-primeira-dama Marisa Letícia está com a pressão intracraniana “sob controle”, segundo boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua em coma induzido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, onde está internada desde terça-feira, e permanece sedada. Na última terça, Marisa começou a se sentir mal em seu apartamento, em São Bernardo do Campo (SP), devido a um pico de pressão. Segundo os médicos, um aneurisma (má formação de um vaso sanguíneo) no cérebro se rompeu em decorrência do quadro hipertensivo. Às pressas, foi levada por um dos filhos para o hospital Assunção, em São Bernardo — no caminho, chegou a desmaiar no elevador. Dada a gravidade da situação, ela foi transferida ao Sírio-Libanês, onde passou por uma cirurgia de emergência para estancar o sangramento.
Na quarta-feira, enquanto estava sedada se recuperando da cirurgia, Marisa passou por um novo procedimento. Um cateter ventricular foi introduzido em sua cabeça para drenar e reduzir a pressão intracraniana.

México tirou vantagem dos EUA por tempo demais, afirma Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (27) no Twitter que "o México tirou vantagem dos EUA por tempo demais". "Os déficits massivos no comércio e a pouca ajuda na fronteira superfraca devem mudar, AGORA!", escreveu, tanto em sua conta pessoal quanto na oficial.
O post é mais um capítulo na crise diplomática entre os dois países devido à construção de um muro na fronteira. Trump insiste que o México pague pela construção, o que o país vizinho nega que vá fazer.
Na quarta-feira (25), Trump assinou uma ordem executiva para iniciar a construção do muro, uma das principais e mais polêmicas promessas de campanha do republicano.
Após a assinatura, o presidente do México, Enrique Peña Nieto, disse que lamentava e reprovava a decisão, e reiterou que seu país não pagará pela construção do muro, como defendia Trump. "O México não acredita nos muros. Já disse várias vezes, o México não pagará nenhum muro", declarou, em um vídeo publicado no Twitter.

Acuado e com medo de Bangu 8, Sérgio Cabral quer delação
Acuado pela força-tarefa da Lava Jato e seus tentáculos – Calicute e Eficiência,o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) estuda fazer delação premiada.
Preso desde novembro por suspeita de recebimento de uma mesada de R$ 850 mil das empreiteiras Andrade Gutierrez e Carioca Engenharia e atormentado com o ambiente hostil de Bangu 8 – onde cumpre com a mulher Adriana Anselmo regime de prisão preventiva -, o ex-governador já sinalizou a aliados muito próximos que está mesmo disposto a propor acordo de colaboração.
Cabral sabe que tem reduzidíssimas chances de se livrar da prisão pelos caminhos tradicionais – via habeas corpus – porque as provas contra ele são consistentes, na avaliação dos investigadores e dele próprio. Ele tem contra si três mandados de prisão, dois expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, do Rio – Operações Calicute e Eficiência -, e um pelo juiz Sérgio Moro (Lava Jato).
A única saída viável seria firmar um acordo de delação premiada para, em troca, conseguir benefícios da Justiça, como responder às ações penais em liberdade. Benefícios que poderiam também ser estendidos à sua mulher.

Força de Intervenção Penitenciária encontra revólver e armas brancas em Alcaçuz
Os agentes penitenciários da força tarefa federal e os policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE) encontraram um revólver e uma grande quantidade de armas brancas, hoje (27), durante uma operação de retomada e controle dos pavilhões 4 e 5 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Natal (RN), controlados por detentos de uma facção criminosa.
Batizada de Phoenix, a operação foi desencadeada logo no início da manhã e marcou o início dos trabalhos da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária no estado. Além de retomar o controle nos pavilhões 4 e 5, comandado por presos pertencentes ao Primeiro Comando da Capital (PCC), a ação também mobilizou os detentos dos pavilhões 1, 2 e 3, onde estão integrantes do Sindicato do RN, para auxiliar na reconstrução da unidade prisional, recolhendo escombros.
Por volta das 9h, os policiais retiraram as bandeiras das facções criminosas e hastearam as bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Norte. Veículos com materiais de construção para a reforma da unidade também começaram a chegar ao local. Os integrantes do GOE já deixaram Alcaçuz que permanece ocupada pelos agentes da força federal.

Cartão de crédito tem uso do rotativo limitado em um mês
As administradoras de cartão de crédito não poderão mais financiar o saldo devedor dos clientes por meio do crédito rotativo por mais de um mês. A decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN), fixada nesta quinta-feira (26), tem validade a partir do mês de abril.
Na regra atual, o consumidor que não paga o valor total fatura entra no crédito rotativo, que corrige o saldo devedor com juros altos, até que a dívida seja zerada. Com a resolução do CMN, o crédito rotativo vai vigorar somente até o vencimento da fatura seguinte. A partir daí, o saldo devedor deverá ser parcelado em linha de crédito a ser oferecida pela instituição financeira com juros mais baixos. Segundo Otávio Damásio, diretor de Regulação do Banco Central, a medida vai permitir que as administradoras possam cobrar juros menores para o cartão de crédito. Isso porque o crédito parcelado dá mais previsibilidade para as instituições financeiras e reduz o risco de inadimplência.
“As condições do crédito parcelado são definidas pelas instituições financeiras dentro do perfil de risco dos clientes. Hoje, uma vez em que o cliente entra no rotativo, não sabe quando vai pagar o saldo devedor. Isso cria uma incerteza que não existe no crédito parcelado, que permite às instituições adotarem um fluxo de caixa esperado das parcelas que vão entrar, dando maior previsibilidade e resultado em juros menores”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário