terça-feira, 3 de janeiro de 2017

➤RAPIDINHAS



Lotes de Epocler, Dipirona e Coristina são recolhidos por empresa
A farmacêutica Brainfarma, do grupo Hypermarcas, anunciou que vai fazer o recolhimento voluntário de 119 lotes de medicamentos produzidos entre janeiro e março do ano passado por causa de um "equívoco operacional no processo de pesagem". Entre os remédios estão Epocler, Dipirona sódica, Amoxilina, Maracugina, Coristina e Biotônico Fontoura. O anúncio foi publicado no site da Anvisa nesta terça-feira, 3.  A empresa comunicou a medida à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que determinou a suspensão da distribuição, comercialização e uso de todos os produtos e lotes dos medicamentos. Segundo a Brainfarma, os produtos não trazem riscos aos consumidores. "Não há indicações de que o uso destes medicamentos possa gerar efeitos adversos à saúde, além dos previstos em bula." A lista com os nomes dos medicamentos e lotes suspensos está disponível no site da Anvisa.

SUS inicia vacinação contra HPV para meninos
Meninos de 12 e 13 anos já podem ser vacinados contra o HPV nos postos de vacinação de todo o País a partir desta segunda-feira, 2. Até o ano passado, a imunização no Sistema Único de Saúde (SUS) era feita somente em meninas. A expectativa do Ministério da Saúde é proteger 3,6 milhões de meninos neste ano. Foram adquiridos 6 milhões de doses ao custo de R$ 288,4 milhões.  O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.  A pasta informou que a faixa etária será ampliada para meninos entre 9 e 13 anos até 2020, gradativamente. Segundo tabela divulgada pelo ministério, no ano que vem, a oferta da vacina incluirá meninos de 11 anos. Em 2019, garotos de 10 anos passarão a ser imunizados também; e em 2020, os de 9. Os meninos devem tomar duas doses, com seis meses de intervalo entre cada uma. Para os portadores do HIV entre 9 e 26 anos, o esquema vacinal é de três doses - intervalo de 0, 2 e 6 meses. 

ONU pede investigação ‘imediata’ de massacre em Manaus
A Organização das Nações Unidas (ONU) pede que as autoridades do Amazonas investiguem de forma “imparcial e imediata” a morte de 56 detentos no Complexo Prisional Anísio Jobim, em Manaus. A entidade também alerta que a responsabilidade pela situação dos presos é sempre das autoridades. “Pessoas que estão detidas estão sob a custódia do Estado e, portanto, as autoridades relevantes carregam a responsabilidade sobre o que ocorre com elas”, indicou a ONU em um comunicado. A entidade considera positivo o anúncio do governo do Amazonas de criar uma força-tarefa para “investigar a rebelião e mortes no Complexo Prisional Anísio Jobim”. Mas também “apela para que isso leve a uma investigação imediata, imparcial e efetiva dos fatos”. Para a ONU, essa investigação deve levar “os responsáveis à Justiça”. Porém, apenas punir aqueles que cometeram os atos não seria suficiente. “Estados precisam garantir que as condições de detenção sejam compatíveis com a proibição da tortura e um tratamento degradante, cruel e desumano”, disse a entidade. “Essas condições precisam também ser compatível com o direito de todas as pessoas presas de ser tratadas com humanidade e com respeito à sua dignidade inerente.”

Trump diz à Coreia do Norte que ‘não haverá arma nuclear’
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, respondeu nesta segunda-feira pelo Twitter as ameaças da Coreia do Norte e garantiu que o regime de Pyongyang não desenvolverá uma arma nuclear que possa pôr em perigo a segurança dos americanos. Trump reagiu assim ao discurso de Ano Novo feito ontem pelo ditador norte-coreano, Kim Jong-un, que anunciou que a Coreia do Norte finaliza os preparativos para lançar outro projétil balístico intercontinental, o que ressalta mais uma vez a aposta da Coreia do Norte em seu programa nuclear e de mísseis. “A Coreia do Norte acaba de afirmar que está na etapa final para desenvolver uma arma nuclear capaz de chegar a áreas dos Estados Unidos. Não vai acontecer!”, assegurou o magnata no Twitter. Durante a campanha, Trump chamou Kim de “maníaco”, mas não esclareceu se essa descrição era totalmente negativa porque, logo em seguida, disse que era preciso dar “crédito” ao ditador norte-coreano. O sigiloso país stalinista lançou anteriormente, em seis ocasiões, mísseis balísticos intercontinentais, que assegura que emprega para pôr em órbita satélites de observação.

Detran pode levar até 30 dias para entregar documento do IPVA de 2017
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) alerta que o prazo para entrega dos documentos de 2017 dos veículos pode ser maior neste início de ano. Segundo o órgão, isso se deve ao grande número de documentos emitidos com a antecipação do pagamento do IPVA. O Detran salienta ainda que o proprietário do veículo não será prejudicado, pois o calendário de licenciamento 2017 se inicia somente em abril. Até lá, o documento de 2016 é válido para todos os veículos registrados no Estado. Normalmente, o documento do veículo é enviado por Sedex em até dez dias úteis (por volta de 15 dias corridos) para o endereço que consta nos registros do Detran/RS. Nesta época do ano, no entanto, quando há um acúmulo de documentos a serem impressos em função do desconto no pagamento antecipado do IPVA, esse prazo pode ser de até um mês, dependendo da placa. O sistema do Detran/RS organiza a impressão dos documentos por ordem de vencimento do licenciamento. Documentos dos veículos com placas de finais 1, 2, 3, por exemplo, que vencem antes, serão impressos primeiro em relação aos de placas com finais 4, 5 e 6, e assim por diante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário