segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

➤RAPIDINHAS



Após decisão do Copom, mercado prevê juro de 1 dígito ao final de 2017
Analistas do mercado financeiro reduziram suas estimativas para a taxa básica de juros e já preveem Selic de um dígito, ou seja, abaixo de 10%, ao final de 2017. De acordo com o mais recente relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Banco Central, os analistas apostam em uma Selic de 9,75% no fim deste ano. O relatório Focus reúne as previsões dos economistas de instituições financeiras ouvidos pelo Banco Central na semana anterior. A nova previsão para os juros ocorre após a decisão do Comite de Política Monetária (Copom), que na quarta passada (11) cortou a Selic em 0,75 ponto percentual, para 13% ao ano. Foi a terceira redução seguida. A nova previsão reforça a expectativa de que o BC continuará o processo de corte de juros neste ano, tendo em vista a desaceleração da inflação nos últimos meses e a necessidade de facilitar o acesso ao crédito para reaquecer a economia do país, que continua sofrendo com a recessão econômica e o aumento do desemprego. No relatório Focus anterior a este, produzido antes do anúncio do corte de 0,75 p.p., a previsão dos economistas era de uma Selic de 10,25% ao final de 2017.

Propina para calote na Caixa chegava a 30%, diz empresário
O empresário Evaldo Ulinski, ex-dono do Big Frango, uma das empresas investigadas na Operação Cui Bono?, disse que Lúcio Bolonha Funaro e operadores dele lhe ofereceram um empréstimo de R$ 100 milhões na Caixa Econômica Federal, com condições especiais. Cobrariam 10% sobre do valor do financiamento, a título de comissão, para facilitar a liberação dos recursos. Mas havia outra opção. Se o empresário aceitasse dar uma comissão maior, de 30%, não pagaria o empréstimo. “Era 10% para você pagar e 30% para nunca mais precisar pagar. As palavras deles”, disse Ulinski ao jornal. A história contada por Ulinski traz detalhes de como seriam os bastidores de um esquema que previa a liberação de financiamentos irregulares na Caixa em troca de propinas, o alvo central da Operação Cui Bono?, deflagrada na sexta-feira, 13. Segundo o Ministério Público e a Polícia Federal, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, Geddel Vieira Lima – ex-ministro do atual governo de Michel Temer -, além de Funaro, operaram um esquema de fraudes na liberação de créditos da Caixa, que teria ocorrido pelo menos entre os anos de 2011 e 2013. Neste período Geddel era vice-presidente de Pessoa Jurídica do banco estatal, área que libera financiamentos para empresas.

Maduro ameaça ‘luta armada’ caso oposição tente um golpe
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou neste domingo que está disposto a iniciar uma “luta armada continental” caso grupos adversários tentem realizar um golpe de Estado ou paralisar o país. “A paz acabaria neste continente”, advertiu Maduro em um discurso feito ontem no Supremo Tribunal de Justiça, onde apresentou sua mensagem anual. Na semana passada, Maduro acusou a maioria de oposição no Congresso de promover um golpe de Estado na Venezuela e aprovar uma nota declarando o abandono do cargo do mandatário por suposto descumprimento de suas funções institucionais. Na semana passada, o executivo criou um “comando antigolpe”. Vários opositores foram detidos, acusados de promoverem “ações desestabilizadoras”. A aliança de oposição e a cúpula da Igreja Católica no país rechaçaram as prisões e acusaram o governo de promover uma perseguição aos setores dissidentes.

Coreia do Sul pede prisão de chefe da Samsung por propina
O procurador especial da Coreia do Sul pediu a prisão do chefe da Samsung, maior conglomerado do país, acusando-o de pagamento de milhões de dólares em propinas para uma amiga da presidente sul-coreana afastada, Park Geun-hye. Investigadores interrogaram o chefe da Samsung, Jay Yong Lee, por 22 horas seguidas na semana passada por suspeita de envolvimento no escândalo de corrupção, que no mês passado levou o Parlamento a aprovar o impeachment de Park. O impedimento da presidente agora depende de decisão da Suprema Corte do país. A procuradoria especial acusou Lee de pagamento de propinas no total de 36,42 milhões de dólares (117,18 milhões de reais ) a organizações ligadas a Choi Soon-sil, uma amiga da presidente que está no centro do escândalo, para assegurar a fusão em 2015 de duas unidades do conglomerado. Lee, de 48 anos e que se tornou o chefe da Samsung após seu pai, Lee Kun-hee, ser incapacitado por um ataque cardíaco em 2014, também foi acusado de apropriação indevida e perjúrio, de acordo com o pedido de mandado de prisão feito pela procuradoria.

Sul com grande risco de temporais
Grandes áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul já provocaram chuva forte sobre o interior gaúcho desde a madrugada. Diversos municípios do centro-oeste do estado, como o caso de , tiveram chuva entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira (16). O risco de temporais é alto por todo o estado. A tendência é que essas instabilidades avancem para outras áreas do Rio Grande do Sul durante o dia, inclusive para a Grande  e há previsão de mais chuva, com potencial para temporais. Um sistema de baixa pressão atmosférica entre a Argentina e o Uruguai ajuda a formar essas áreas de instabilidade, mas é a circulação dos ventos em médios níveis da atmosfera, que vai manter essa condição para temporais nas próximas 48 horas.  "Tecnicamente é um grande cavado , que estará passando pelo Sul entre esta segunda e a terça-feira (17). Por isso, há previsão de chuva forte com grandes volumes para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Só na noite de terça, o cavado vai estar no oceano e aí a chuva começa a diminuir", explica a meteorologista Josélia Pegorim.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário