segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

➤BOM DIA!

Voltar da praia é um suplício!

Não só pelo fato de deixar  o litoral, o churrasco, as geladas, o bem estar ao lado da família, mas principalmente por ter que enfrentar a tragédia de todos os finais de semana, ou seja, o trânsito.

Mais uma vez, da rodoviária de Tramandaí até Osório, o ônibus levou uma hora e 20 minutos. E são 25 quilômetros. Depois, mais duas horas até Porto Alegre pela freeway. E são só 100 quilômetros. Somando tudo, levar 3 horas e 20 minutos para percorrer 125 quilômetros, é ou não é um suplício?

E tenho optado pelo ônibus para não ter que enfrentar a tortura de dirigir em meio a um trânsito complicado, nervoso onde sempre aparecem os afoitos, os ligeirinhos e, principalmente, os espertos que tentam ultrapassagens de todos os tipos.

Faz muitos anos que uso a RS 30, aquela que liga Tramandaí a Osório, desde a época em que era muito mais estreita. Quando alargaram, imaginei que melhoria. Que nada. Está tão ruim ou pior do que era antes.

Onde já se viu levar quase uma hora e meia para percorrer 25 quilômetros? Depois querem falar em turismo!

Começa que passar o final de semana em qualquer praia do litoral do RS, é preparar o bolso para uma despesa que não acaba mais. Os comerciantes, em todos os lugares, querem ganhar em dois meses, o que precisam para sobreviver o ano inteiro. Os preços de qualquer bar, de qualquer restaurante, lancheria, estão pela hora da morte.

Nos supermercados, as filas intermináveis nos caixas. Na hora de pagar, um valor que supera muito o que gastaríamos aqui em Porto Alegre, por exemplo.
E o pior de tudo é que não existe fiscalização. Fazem o que bem entendem, cobram o preço que querem e fica tudo por conta do veraneio.

A infraestrutura na beira da praia, normalmente é um horror. Sujeira por todos os lados, pessoas mal educadas, gente jogando bola no meio dos veranistas, derrubando guarda sol, cachorros correndo entre quem está curtindo um sol, mesmo que seja proibido levar animais para beira da praia.

Sem contar com os aventureiros que pensam que são campeões mundiais de natação e acabam nos braços do salva vidas.

Menos mal que o mar está como nunca esteve. Água limpa e morna, alguns buracos, é verdade, mas um banho sensacional.

Mas tudo seria até suportável não fosse a tragédia que é retornar num domingo de tarde, depois de um bom churrasco, de um peixe assado na churrasqueira, de um pudim delicioso na companhia dos amigos. Definitivamente, retornar da praia é um suplício!

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário