segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

➤BOM DIA!

Tramandai Sul
Carroceiros transformam rua em lixão

A Rua Acre, em Tramandaí Sul, fica bem perto do mar, tem uma pracinha onde as crianças brincam e os adultos desfrutam de um local para exercícios e somente casa de veranistas.

É na Rua Acre que desde 2007 tenho uma casa onde costumo passar minhas férias e curtir alguns dias de inverno, onde o silêncio é quase absoluto. Isso que Tramandaí Sul fica a seis quilômetros do centro de Tramandai.

Pois na minha rua, há um grande terreno de propriedade de pessoas que não residem no Rio Grande do Sul e que, durante todo o ano, fica aberto, muito embora já tenha sido cercado como medida de prevenção contra os carroceiros.

Nos últimos dois anos, os carroceiros, além de cortarem os arames farpados e derrubarem os moirões, passaram a jogar lixo de todo o tipo no local. Perto do Verão, quando os veranistas começaram a reclamar, a prefeitura mandou uma máquina e vários caminhões para retirarem daquela área o lixo que já se acumulava.

Pois este ano, quando estive lá no inverno, comentei com minha mulher que a coisa estava se complicando pela quantidade de lixo jogado nos terrenos. Não deu outra! Quando chegamos para vereanear, a Rua Acre estava tomada pelo lixo, praticamente impedindo a circulação de veículos, coisa que deverá ocorrer brevemente caso a prefeitura não tome providências.

Tem de tudo naquele lixão formado pelos carroceiros que se revezam, durante o dia, para jogar mais e mais lixo quase até o meio da rua.


Carcaças de televisores, conjuntos de sofá, fogão usado, uma quantidade enorme de madeira velha, móveis antigos, restos de obras, galhos de árvores e sacos de lixo com restos de grama. Uma imundice que gera o aparecimento de ratos, baratas e escorpiões.

Alguns moradores foram até a sub-prefeitura para reclamar. Os funcionários disseram que estavam entregando o serviço para a próxima administração e não poderiam fazer nada. Reclamar dos carroceiros, é um verdadeiro perigo. Normalmente armados, eles investem contra os reclamantes, muitos de facão em punho, fazendo todo o tipo de ameaça. Os moradores nem se atrevem mais, pois poderão ter suas casas depredas e até incendiadas durante o inverno. Os carroceiros são, sem nenhuma dúvida, uma verdadeira máfia.

Fiz algumas fotos apenas para que todos tomem conhecimento do descaso total da administração que está deixando a prefeitura de Tramandai, para com uma praia pequena, mas repleta de veranistas que pagam impostos, e não são atendidos em nada do que reivindicam. Postes com lâmpadas queimadas, só na quadra onde tenho casa, são dois. E olhem que pago de IPTU em Tramandai, muito mais do que pago pelo meu apartamento em Porto Alegre.

Quem sabe a nova administração, que tomou posse ontem, determine que alguém passe pela Rua Acre e de uma olhada no lixão que os carroceiros criaram.

O que não pode mais ser suportado por quem tem casa na Acre, é que a prefeitura mande limpar e, mal começando o mês de abril,os carroceiros retornem para despejar as imundices que transportam em suas carroças, que a prefeitura diz que só podem trafegar com placas, mas que a maioria não tem.

Meu vizinho de praia, o Raul Camargo, já está temendo que o lixo seja jogado no pátio da casa dele. Na beira da tela já chegou!

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário