quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

➤RAPIDINHAS


Gravataí: Nova eleição para prefeito será em março
O candidato mais votado na eleição para prefeito de Gravataí, Daniel Bordignon (PDT) não assumirá. Ele teve seu registro indeferido pelo TSE. Bordignon, que venceu a eleição com 45.374 votos contra 33.420 de Marco Alba (PMDB) foi condenado por improbidade administrativa e teve seus direitos políticos suspensos. Como a escolha do novo prefeito deve acontecer somente no mês de março de 2017, até lá o presidente da Câmara de vereadores responderá pelo Executivo. Até agora, não existe consenso para indicação de um nome para presidir o legislativo. Além de Gravataí, Salto do Jacuí e São Vendelino terão nova eleição para prefeito.


Executivos da Odebrecht estão a caminho de Brasília e Curitiba para assinar delações
Executivos da Odebrecht estão em deslocamento para Brasília e Curitiba, onde deverão cumprir formalidades para o acordo de leniência da empresa e o início das assinaturas das delações premiadas no âmbito da Operação Lava Jato. Na manhã desta quinta-feira, 1, foi intensa a movimentação nos bastidores da empresa, segundo fontes. A expectativa é que 77 funcionários e ex-funcionários da construtora forneçam informações adicionais sobre as relações da empresa com o governo federal e Estados Unidos.   Na semana passada, o último entrave na mesa de negociação era relacionada ao valor que será pago pela empresa aos Estados Unidos, como multa da leniência negociada entre as autoridades norte-americanas, o Brasil e a Suíça. Os EUA pressionavam por um valor maior, o que gerou um impasse na reta final das negociações.

Pente-fino flagra 8 mil servidores federais entre beneficiários do Bolsa Família
Um inédito cruzamento entre dados do governo e a folha de pagamento do Bolsa Família levou o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) a identificar 7.961 servidores federais entre os beneficiários do programa. Mais de 52% já tiveram os contratos cancelados ou os saques bloqueados,  todos sob a suspeita de subdeclaração de renda. A “malha fina” faz parte de um trabalho de apuração feito pela pasta ao longo dos últimos quatro meses, considerando seis bases de dados do governo federal: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), Sistema de Controle de Óbitos (Sisobi) e Relação Anual de Informações Sociais (Rais). No total, foram flagradas mais de 1,1 milhão de irregularidades.

Expectativa de vida do brasileiro aumenta para 75,5 anos
A expectativa de vida do brasileiro de ambos os sexos ao nascer passou de 75,2 anos em 2014 para 75,5 anos em 2015, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 1º, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento, embora pequeno, mantém a tendência de crescimento da taxa por anos consecutivos. Em 2011, a esperança de vida do brasileiro era de 74,1 anos; em 2012, de 74,6 anos; em 2013, de 74,9 anos. Os dados estão na Tábua Completa de Mortalidade, publicada no Diário Oficial da União (DOU). O detalhamento do documento será feito pelo IBGE nesta manhã pela internet. Os dados apresentam as expectativas de vida às idades exatas até os 80 anos, trazendo informações por sexo e localidades. A Tábua de Mortalidade é usada como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário, no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social. 

Metade dos que votaram pela urgência do pacote anticorrupção está na Lava Jato

A lista dos senadores na Lava Jato -  Valdir Raupp (PMDB-RO) - Investigado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro; PGR apresentou denúncia contra o senador em setembro -  Ciro Nogueira (PP-PI) - Investigado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro; Cabe à PGR decidir se denuncia o senador - Fernando Collor (PTC-AL) - Investigado por corrupção passiva e desvio de dinheiro; PGR apresentou denúncia contra o senador em 2015 - Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) - Investigado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro; PGR apresentou denúncia contra o senador em outubro - Benedito de Lira (PP-AL) - Investigado por corrupção e lavagem de dinheiro; PGR apresentou denúncia contra o senador em 2015 -  Humberto Costa (PT-PE) - Investigado por corrupção; Polícia Federal pediu arquivamento do inquérito por falta de provas em agosto -  Lindbergh Farias (PT-RJ) - Investigado por corrupção e lavagem de dinheiro; Polícia Federal pediu arquivamento do inquérito por falta de provas em novembro -  Roberto Requião (PMDB-PR)* - Senador não é investigado na Lava Jato, mas é citado na delação premiada do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, por ter recebido vantagem indevida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário