quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

➤BOM DIA!

O Rei da Pilantragem!

Quem é do meu tempo, pode estar pensando que estou falando de Wilson Simonal, que nos anos 60/70 ficou conhecido pela malandragem e suingue que usava em suas apresentações. Simonal decidiu chamar suas composições repletas de malícia, de “pilantragem”.

Não, não estou falando nele, estou me referindo a alguém realmente pilantra, que no dicionário é definido como desonesto ou vigarista. Alguém que hoje será julgado pelo STF por uma acusação de 2007. Naquele ano, o pilantra Renan Calheiros foi acusado de receber, da empreiteira Mendes Júnior, uma mesada que era repassada a sua amante para manutenção da filha deles. Hoje, dependendo da decisão dos ministros do STF, pode virar réu no primeiro dos mais de 10 processos em que está envolvido.

Todos lembram que na ocasião das acusações, Renan Calheiros renunciou para não ser cassado. Depois voltou e se jogou nos braços do PT. Foi eleito presidente do Senado e abraçou a causa da ex-presidente Dilma, indicou diretores para a Petrobras e só pulou do barco quando viu que Dilma não tinha mais chances de continuar na presidência.

No final da tarde desta quarta-feira, Renan Calheiros, mais uma vez tentou usar sua pilantragem para corroborar a manobra que seu partido engendrou na Câmara para tentar pressionar o judiciário e fugir, como todo bom pilantra, desonesto e vigarista faz, das garras da Lava Jato, onde já sofre uma série de acusações.

Renan tentou aplicar mais um golpe colocando em votação, em regime de urgência, o texto aprovado na madrugada do pacote anticorrupção, contando com o apoio de parlamentares que, até então, eram inimigos. Não levou. Dos 58 senadores presentes, 44 foram contra e 14 votaram sim. Liderados por Humberto Costa (PT), senadores que brigaram (!) muito durante a votação do impeachment, que chamaram colegas do PMDB, do PP e outros de golpistas, agora estavam de braços dados na tentativa de fugir das acusações da Lava Jato em que estão envolvidos. Conhecidos senadores petistas e peemedebistas, inimigos ferozes durante o impeachment, morreram abraçados na tentativa de escapar da justiça. Esqueceram o golpe e pensaram apenas na sobrevivência.

Mas voltando ao presidente do Senado, fico pensando nos métodos que ele utiliza para se manter lá. Vejo entristecido, que não há quase nenhuma diferença da atuação de Renan Calheiros para o modo como Eduardo Cunha presidia a Câmara. A diferença está no tratamento que Renan recebe por parte dos inimigos (?) e a que Cunha recebia. Se Cunha era chamado de corrupto, ladrão e muito mais, Renan simplesmente é ignorado pela atual oposição. Jamais alguém leu, ouviu ou viu algum oposicionista do momento, falando mal de Renan. Como se diz lá em São Gabriel, ‘neste arroz tem linguiça’!

Está mais do que na hora de alguém tomar uma providência e pedir o afastamento imediato de Renan Calheiros da presidência do Senado. Chega de manobras tendenciosas e obscuras, chega de falsidade, chega de tentar esconder o sol com a peneira abraçando o santo e abanando para o diabo. Renan Calheiros, sem dúvidas, e faz muito tempo, é uma das piores coisas da política brasileira. Navega conforme a onda e se posiciona conforme seus interesses pessoais.

A esperança é que os ministros do STF aceitem as acusações contra ele e façam com que se torne réu no processo que será julgado hoje. Pode ser que possamos, mais cedo do que esperamos, assistir ao fim do Rei da Pilantragem!

Tenha todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário