quarta-feira, 9 de novembro de 2016

RAPIDINHAS



'Brasil está preparado para qualquer volatilidade resultante da eleição nos EUA', diz Meirelles
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, comentou há pouco, por meio de nota, o resultado da eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos e assegurou que o Brasil está preparado para lidar com volatilidades de mercado que decorram desse processo. Segundo ele, o ministério está acompanhando os impactos da eleição norte-americana nas projeções de cenários para economia em 2017. "O Brasil está preparado para lidar com qualquer volatilidade dos mercados resultante das eleições presidenciais nos Estados Unidos", afirmou na nota. "Estamos acompanhando a evolução dos principais indicadores econômicos e o possível impacto na projeção de cenários e dos efeitos para o crescimento, particularmente nas projeções para 2017", completou.

Janot é contra devolução de equipamentos da Polícia Legislativa apreendidos pela PF
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se manifestou contra a reclamação apresentada pelo Senado pedindo a devolução imediata de equipamentos e documentos apreendidos na Polícia Legislativa. Os objetos foram recolhidos pela Polícia Federal (PF) durante a Operação Métis, em outubro. Para Janot, os materiais devem ser mantidos na Justiça para preservar as investigações. A reclamação do Senado foi apresentada pela Advocacia-Geral da Casa ao Supremo após decisão do ministro Teori Zavascki de suspender a Operação Métis e solicitar que o inquérito fosse encaminhado à Corte. O ministro também pediu o envio de todos os equipamentos eletrônicos do Senado capazes de identificar e gravar interceptações telefônicas. Janot argumentou que a decisão de Teori é para suspender o inquérito, não tendo efeitos sobre a parte que determinou a apreensão dos objetos.

Sartori entrega a Temer pedido de ajuda para fechar pagamentos
Em Brasília desde ontem (8) para tratar de problemas enfrentados pelo Rio Grande do Sul, desde a crise financeira até a da segurança, o governador José Ivo Sartori conseguiu entregar em mãos a Michel Temer na manhã desta quarta (9) um documento com pedido de ajuda para fechar as contas do ano. Entre as necessidades de curto prazo está o pagamento do 13º salário dos servidores do Executivo. Faz nove meses seguidos que os funcionários públicos recebem seus vencimentos de forma parcelada. "Quero até agradecer o presidente pela recepção. Abriu a agenda, e acho que foi muito importante para colocar nossa posição e pedir a colaboração no sentido de podermos viabilizar, através de um financiamento, o 13º dos servidores do Rio Grande do Sul", declarou após o encontro.

Proposta de reforma da Previdência deve ser concluída até amanhã, diz Padilha
A equipe do governo responsável pela proposta da reforma da Previdência deve concluir o texto até amanhã (10), incluindo as observações feitas pelo presidente Michel Temer em dois encontros ocorridos ontem (8). Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, após esta última revisão, Temer deve dar início às conversas com centrais sindicais e lideranças partidárias na Câmara e no Senado."Virá antes do recesso (do final do ano), mas votação [da reforma na Câmara] é certo que não teremos. O máximo que poderíamos sonhar era ter na CCJ [Comissão de Constituição e Justiça] a votação da admissibilidade [da proposta]", disse, durante lançamento do livro dos 50 anos do PMDB,  realizado na Câmara. O avanço do texto na CCJ também depende do calendário de negociações que será definido por Temer.

Corrente majoritária do PT recua sobre eleição no partido

Pressionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a corrente majoritária do PT, Construindo um Novo Brasil (CNB), decidiu recuar e aceitar a eleição indireta da próxima direção nacional do partido, por meio de delegados, no 6º Congresso Nacional do partido. A decisão foi tomada no início da tarde desta quarta-feira, 9, em plenária nacional da CNB realizada no Sindicato dos Bancários, em São Paulo, e será levada para a reunião de Lula com representantes de todas as correntes do PT ainda nesta quarta-feira. Até então, a CNB defendia que a nova direção fosse eleita por meio de um Processo de Eleições Diretas (PED), como determina o estatuto petista. Já o Muda PT, que reúne as cinco maiores correntes de esquerda do partido e a maior parte da bancada na Câmara, é a favor da escolha da nova cúpula por meio de delegados no 6º Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário