quarta-feira, 9 de novembro de 2016

ELEIÇÃO DE TRUMP

A repercussão no mundo





No mundo inteiro a vitória de Donald Trump nas eleições americanas, provocou reações a favor e contra o candidato republicano. Leia um balanço do que está publicado em alguns dos principais veículos de imprensa no  mundo.






- Argentina
Na Argentina, o jornal La Nacion lembra que o país teve uma relação de altos e baixos com os Estados Unidos: na década de 90, foram mais que próximas. Nos últimos 12 anos, foram distantes. Em março, os argentinos inauguraram uma nova etapa quando o presidente Barack Obama visitou o país para se encontrar com Maurício Macri, que acabava de assumir o poder há três meses. A maioria dos analistas ouvidos considera incerto o futuro com Trump.

- Bolívia
Na Bolívia, o presidente Evo Morales reagiu pelo Twitter. Ele disse que nos Estados Unidos “valem mais as armas que os votos.

- Colômbia
Jornal El Espectador : O magnata e ex-estrela de TV varreu as pesquisas e arrasou  Hillary Clinton após uma campanha em que prevaleceu o jogo sujo. Incerteza por sua vitória abalou os mercados mundiais. Trump ganhou 276 votos eleitorais, enquanto Clinton 218.

- Uruguai
Jornal El País - Trump ganha a Casa Branca - Republicano Donald Trump prometeu hoje ser um "presidente para todos os americanos", ao anunciar sua vitória nas eleições presidenciais.
"A todos os republicanos, democratas e independentes nesta nação quero dizer que é hora de nos reconciliar como um povo unido".

- Venezuela
Jornal El Nacional - O terremoto que significa para a América Latina Donald Trump nos EUA
O que muitos temiam na América Latina é uma realidade: Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos, uma surpresa que pode trazer a maior mudança nas relações de Washington com os seus vizinhos continentais em décadas

- Londres
Jornal The Guardian - Os republicanos ganharam – Mantiveram e reforçaram o controle do Senado( 51-47) após vitórias na Flórida, Pensilvânia e Indiana. No Congresso, permanece o controle republicano (236-191).

- Paris
Jornal Le Monde – Para o presidente Hollande, da França, a vitória de Trump "abre um período de incertezas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário