quinta-feira, 24 de novembro de 2016

BOM DIA!

Morrendo de medo da Odebrecht

Interessante como as coisas acontecem na política brasileira. Os que mais se agridem e ofendem no plenário, são os que mais estão abraçados na hora de defenderem a manutenção de seus privilégios. Na Câmara e no Senado funciona tudo bem afinadinho. Mexeu com um, mexeu com todos.

Tanto é verdade que bastou circular a notícia de que os delatores da Odebrecht estavam assinando seus depoimentos para que uma correria geral tomasse conta do Congresso. Claro que os congressistas dizem que não, que tudo é questão de acordo de bancadas e que, coincidentemente, acontecerá agora, antes que as delações sejam ratificadas pelo STF.

Ontem a comissão especial da Câmara aprovou o texto do relator Onyx Lorenzoni (DEM-RS), por unanimidade, incluindo a penalização para a prática de caixa 2, algo absolutamente incorporado a campanhas eleitorais no Brasil.

Imediatamente após a aprovação, líderes de todos os partidos, menos da Rede e do Psol, decidiram que tentarão derrubar o texto e aprovar um projeto substitutivo no plenário. Numa clara demonstração de corporativismo, deputados e senadores incluirão no novo texto, duas medidas de seu mais alto interesse: a anistia à prática do caixa 2 nas campanhas eleitorais e a previsão de punir magistrados e integrantes do Ministério Público por crime de responsabilidade.

O vice-líder do PT, deputado Vicente Cândido, afirmou categoricamente que “vamos votar um substitutivo que muda bastante o conteúdo do texto, muda quase tudo, cerca de 70%”. Ele disse que há um acordo para que o texto siga “de imediato” para o Senado e logo para o presidente Michel Temer sancionar.

E os deputados, na maior cara de pau, negam que exista pressa por conta da expectativa da homologação das delações de executivos da Odebrecht. Alegam  que Onyx descumpriu acordo de lideranças e votou um texto diferente do que foi acertado com as bancadas.

Para o presidente Rodrigo Maia, não haverá anistia aos políticos que praticaram caixa 2 já que, como o crime passará a ser tipificado somente após a aprovação da proposta, não há como punir quem praticou caixa 2 em campanhas passadas.

Mas não é uma joia de declaração? Quem praticou caixa 2 não será anistiado, somente não será punido, ou seja, quem está denunciado na Lava Jato por receber milhões, normalmente dinheiro vindo de propinas, para fazer campanhas, não cometeu crime algum.

Dizem que, pelas delações que começam a ser assinadas pelos representantes da Odebrecht, mais de 200 políticos estão denunciados por recebimento de ‘ajuda’ financeira por parte da empreiteira. E o dinheiro saiu de onde? Da corrupção!

Os ‘anjinhos’ juram de pé juntos que nunca mais aceitarão caixa 2, mas não querem nem ouvir falar no dinheiro que saiu do nosso bolso, dos cofres do Brasil, para irrigar campanhas milionárias. E o pior, querem punir quem luta para acabar com esta prática nojenta!

E eu que, inocentemente, tive esperanças  de que tudo estava mudando no Brasil.

Renan e companhia tanto fizeram que conseguiram frear a Lava Jato, uma ameaça constante e clara aos corruptos, ladrões do dinheiro público, políticos profissionais que enriqueceram a custa de propinas e da falência de empresas gigantes como a Petrobras.

O Brasil, parece, não tem mais jeito mesmo!

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário