segunda-feira, 21 de novembro de 2016

BOM DIA!

Uma semana de lascar!

Estamos começando a semana com a volta das temperaturas mais elevadas, o sol brilhando forte e a previsão de muitas novidades e/ou dificuldades em vários setores. A começar pela área política que, como sempre, anda envolvida por denúncias, prisões, bate bocas e uma série de coisas, nem sempre desejáveis.

O governador José Ivo Sartori (PMDB) deve encaminhar aos deputados, nesta terça-feira, um projeto que atinge diretamente vários setores do governo. Sabe que terá sérias dificuldades, inclusive com a base aliada na Assembleia, pois as medidas atingem setores onde o corporativismo predomina.

Sartori quer, entre outras medidas, mudar a data de pagamento do salário do funcionalismo, hoje previsto para até o último dia útil do mês. Também projeta extinguir a licença prêmio e a aposentadoria compulsória dos brigadianos aos 35 anos de serviço.

Muita polêmica, já que envolve centenas de servidores, será gerada pela proposta de extinção de fundações como Ciência e Tecnologia, TVE e FM Cultura, Desenvolvimento e Recursos Humanos, Pesquisa Agropecuária, Economia e Estatística, Zoobotânica, Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Superintendência de Portos e Hidrovias, Corag, entre outras.

A movimentação entre os funcionários das fundações atingidas é grande. Todos se mobilizam para impedir que as mesmas sejam extintas ou, no mínimo, integrantes de uma parceria publico privada.

Outras medidas envolvendo o ICMS, fusão de secretarias, mudança de cálculo nos duodécimos do Judiciário, Tribunal de Contas, Legislativo, Ministério Público e Defensoria, além da revogação de dispositivo que exige plebiscito para privatização da CEEE e Sulgas, fazem parte do pacote que o governador encaminhara para apreciação dos deputados.

O Banco do Brasil anuncia que pretende aposentar 18 mil funcionários, fechando 402 agências e transformando outras 379 em postos de atendimento. As medidas, segundo cálculos de especialistas do BB, renderão uma economia de aproximadamente R$ 2,7 bilhões já em 2017.

O ex-governador Anthony Garotinho, preso por suspeita de compra de votos, passou por uma cirurgia cardíaca e está internado em hospital particular.Depois, por decisão da ministra Luciana Lóssio, do TSE, a recuperação será em prisão domiciliar.

A ministra Lóssio, para os que não recordam, foi advogada de Dilma e do PT durante a campanha de 2014 e, conforme notícia publicada nos jornais desta segunda-feira, interceptações telefônicas mostram Garotinho orientando seus advogados para que procurassem a ministra Luciana Lóssio para tratar de um habeas preventivo. Nem vou comentar!

E a partir de hoje, mais um pepino para Michel Temer descascar. Aliás, problema que surgiu no final de semana com a demissão do ministro da Cultura e suas denúncias contra Geddel Vieira Lima, que teria pressionado Marcelo Calero para liberar um empreendimento imobiliário em Salvador. O assunto vai para a Comissão de Ética.

Não falei que a semana será de lascar?

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário