sexta-feira, 11 de novembro de 2016

BOM DIA!

As minorias voltaram, mas foram corridas!

A irresponsabilidade de sindicalistas, pouquíssimos por sinal, e de estudantes que não querem estudar ou que atendem determinações partidárias, voltou a trancar avenidas e ruas em Porto Alegre. Fechou não é bem o termo, pois eram tão poucos que quase ninguém deu atenção ao que faziam os grupelhos de sempre. Tanto é verdade que, em poucos minutos, foram abandonando os protestos (?) e liberando a maioria da população que se dirigia ao trabalho, queria estudar ou cumprir compromissos.

Nas garagens de ônibus, meia dúzia de profissionais do sindicalismo tentou parar o transporte coletivo. Foram corridos pela Brigada Militar e pelos próprios trabalhadores, cansados de tanta manifestação, tanta conversa fiada e nenhum resultado.

No cruzamento das avenidas Ipiranga e Silva Só, um bando de jovens, alguns identificados como estudantes bloqueou a pista bairro-centro, gritando contra a PEC que nem sabem o que é. São massa de manobra de partidos tão irresponsáveis como eles. Trabalhadores irritados abandonaram os coletivos parados pelos baderneiros e seguiram a pé para buscar algum tipo de alternativa que permitisse chegar a tempo de cumprir seus compromissos.

Na rádio, uma propaganda do Cpers (um sindicato preocupado com a qualidade do ensino) pede insistentemente que professores e “trabalhadores em educação” participem do “movimento de paralisação” em todo o Brasil. Estão falando para ninguém, já que ninguém mais dá bola para as atividades político partidárias do Sindicato dos Professores. Estão pregando no vazio, pois perderam o foco e já não convencem ninguém.

Ouvindo o noticiário da rádio, lembrei do tempo em que trabalhei na Secretaria da Copa e, pelo menos uma vez por semana, via um grupo de baderneiros, adestradamente preparado por lideranças políticas, ocupar avenidas como a João Pessoa, Salgado Filho e Borges de Medeiros, batendo tambor, carregando faixas e gritando “não vai ter Copa”. Prejudicavam quem, diferentemente deles, trabalhou o dia inteiro e só queria voltar para casa em paz. Até hoje me pergunto onde teriam enfiado os tambores, já que tivemos Copa e ela foi um sucesso em Porto Alegre.

A PEC 241, que limita gastos do governo, já foi aprovada na Câmara, passou pelo primeiro turno no Senado e certamente será aprovada sem qualquer tipo de percalços, a não ser contra os gritos histéricos de uma oposição atual que, por mais de 13 anos, só fez aumentar os gastos públicos gerando um déficit bilionário nas contas do governo. Gastaram muito mais do que arrecadaram e agora querem pousar de anjinhos.

Uma notícia me deixou mais animado. Em algumas garagens onde somente os sindicalistas queriam impedir a saída dos ônibus, a BM agiu e, com bombas de efeito moral, dispersou a turma da baderna e o transporte coletivo funcionou normalmente. O mesmo aconteceu em relação aos estudantes (?) que estavam na Ipiranga. Foram corridos pela Brigada.

Assim que a PEC dos gastos públicos for aprovada, e será, quero ver o que farão os articulados movimentos estudantis e sindicalistas. Certamente terão que colocar em algum lugar os apitos que usaram para infernizar a grande maioria que só deseja trabalhar e estudar.

Enquanto as minorias tentarem impor seus descontroles, a maioria sempre será vitoriosa.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário