quarta-feira, 16 de novembro de 2016

BOA NOITE!

Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha (Rio de Janeiro, 23 de abril de 1897 — Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 1973), considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.
Pixinguinha foi um Maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador que na década de 1930 foi contratado como arranjador pela gravadora RCA Victor, criando arranjos celebrizados na voz de cantores como Francisco Alves e Mário Reis.
Quando compôs "Carinhoso", entre 1916 e 1917 e "Lamentos" em 1928, que são considerados alguns dos choros mais famosos, Pixinguinha foi criticado e essas composições foram consideradas como tendo uma inaceitável influência do jazz Hoje em dia podem ser vistas como avançadas demais para a época. 
Uma de suas composições mais famosas, gravada por quase todos os cantores e cantoras que fizeram sucesso no Brasil, é a valsa Rosa, que ficou ainda mais linda nesta gravação especial de Paulinho Nogueira ao violão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário