segunda-feira, 31 de outubro de 2016

OPINIÃO

Lula e Dilma sumiram!

A absoluta falta de rumo do PT fica claramente definida com a ausência de Luiz Inácio Lula da Silva, o fundador e líder do partido, nas eleições de domingo. Alegando já ter completado 71 anos e não ter mais obrigação de votar, Lula não saiu de casa em São Bernardo do Campo onde o PT estava de fora no segundo turno.

Afirmando que estava em Belo Horizonte, visitando a mãe, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) também não votou nas eleições de ontem. Aqui em Porto Alegre, onde tem residência, seu partido não disputou o segundo turno e, assim como Lula, Dilma decidiu não votar. Coincidência, apenas.

O Partido dos Trabalhadores prova, através de duas de suas maiores lideranças, de seus dois ex-presidentes da República, que vive uma derrocada total. Nas sete cidades em que disputou o segundo turno, o PT não elegeu nenhum candidato. Das capitais brasileiras, somente Rio Branco será comandada pelo partido de Lula. Além da Capital do Acre, mais duas cidades podem ser destacadas entre as que o PT elegeu prefeitos: Rio Grande (RS) e Araraquara (SP).

Em São Paulo, berço do petismo, houve uma derrocada como nunca. O famoso Cinturão Vermelho do PT, no interior paulista, acabou. Das 39 cidades, o Partido dos Trabalhadores comandava nove e, passado o segundo turno, fica apenas com Franco da Rocha. O mesmo aconteceu no Rio de Janeiro, onde o partido foi fragorosamente derrotado.

Pode se dizer o mesmo do Nordeste, tradicional base petista, onde o desemprenho do PT não passou de sofrível. Disputou o segundo turno em Recife e perdeu. E os motivos são bem conhecidos.

A crise nacional surgida com o escândalo descoberto pela Lava Jato e a responsabilidade de Dilma sobre a crise econômica, seriam motivos mais do que suficientes para levar o PT ao lugar onde se encontra após as eleições. Mas o número de petistas tradicionais apanhados, julgados e condenados por corrupção, abriu os olhos dos eleitores.

Tudo isso somado a decisão dos ex-presidentes Lula e Dilma com a votação no segundo turno, surge como verdadeiro descaso para com a democracia.

Nada, absolutamente nada justifica a decisão de Lula e Dilma que simplesmente ignoraram suas bases eleitorais pelo simples fato de que seus companheiros não disputavam o segundo turno. Explicações fajutas como idade avançada e visita a mãe, não servem para apagar o ato desprezível de quem, até bem pouco tempo, pregava a democracia, a participação popular, e a necessidade de partidos fortes.

O mais provável é que Lula e Dilma, temerosos de enfrentar eleitores que hoje sabem perfeitamente quem são eles, tiveram medo de sair de casa. Desesperados com a ausência de seus companheiros na disputa buscaram desculpas esfarrapadas para justificar aquilo que já se sabe: eles só votam quando vislumbram alguma possibilidade de seguir mandando. 

Como se diz lá em São Gabriel, “democratas, pero no mucho”!
Machado Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário