quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Eleições 2016 - Rio

Datafolha: Crivella larga na frente


Foi divulgada nesta quinta-feira (6) a primeira pesquisa Datafolha de intenção de voto para a Prefeitura do Rio de Janeiro no segundo turno.

O levantamento do instituto foi encomendado pela TV Globo em parceria com o jornal "Folha de S.Paulo".

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Segundo o Datafolha, isso significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Votos totais:

- Marcelo Crivella (PRB): 44% (pela margem de erro, entre 41% e 47%)
- Marcelo Freixo (PSOL): 27% (entre 24% e 30%)
- Branco/nulo/nenhum: 18%
- Não sabe/não respondeu: 10%

Votos válidos:

- Crivella (PRB): 62% (pela margem de erro, entre 59% e 65%)
- Marcelo Freixo (PSOL): 38% (entre 35% e 41%)

Para calcular os votos válidos, são excluídos da mostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Esse procedimento é o mesmo usado pela Justiça Eleitoral na hora de divulgar o resultado oficial da eleição.

Migração de votos
O Datafolha também perguntou como vão votar no segundo turno os eleitores que, no primeiro turno, optaram por outros candidatos – ou seja, que não votaram em Crivella ou Freixo.

Entre os eleitores que votaram em Pedro Paulo (PMDB) no primeiro turno, 33% dizem que agora, no segundo turno, vão votar em Crivella, e 21%, em Freixo. Votariam em branco ou anulariam 28%, e 18% estão indecisos.

Entre os eleitores de Flávio Bolsonaro (PSC), 69% dizem que vão votar em Crivella no segundo turno, e 5%, em Freixo. Brancos e nulos: 20%; indecisos: 6%

Eleitores de Osorio (PSDB): 35% pretendem votar agora em Crivella no segundo turno, e 26%, em Freixo. Brancos e nulos: 29%, e indecisos, 11%.

Eleitores de Indio da Costa (PSD): 33% dizem que vão votar em Crivella no segundo turno, e 26%, em Freixo. Brancos e nulos: 18%. Indecisos: 22%.

Eleitores de Jandira Feghali (PC do B): 30% pretendem votar em Crivella no segundo turno, e 57%, em Freixo. Brancos e nulos: 5%. Indecisos: 8%.

Entre os que disseram que, no primeiro turno, votaram em branco ou anularam o voto: 16% dizem que, no segundo turno, vão votar em Crivella, e 10%, em Marcelo Freixo. Outros 60% dizem que pretendem votar em branco ou anular novamente, e 14% estão indecisos.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário