sábado, 22 de outubro de 2016

Cheia nas ilhas

Água tira moradores de casa

Foto: clicRBS/Reprodução
Barracas improvisadas com lonas oferecidas pela Defesa Civil, servem de refúgio para moradores das ilhas do Pavão, Grande dos Marinheiros e Pintada, invadidas pelas águas do Guaíba cujo nível atingiu 2,65 metros na manhã de hoje. O Centro Integrado de Comando da Capital, adverte que muita água deverá chegar ao Guaíba, vinda da Lagoa dos patos.

Na Ilha do Pavão, completamente alagada, desde quinta-feira as famílias ocupam barracas montadas na beira da estrada. Nas casas, a água atinge a altura da cintura dos moradores que lamentam conviver com o problema todos os anos.

A água bloqueou a entrada da Ilha da Pintada onde os moradores se utilizam de barcos para atravessar e chegar até as barracas improvisadas. Já na Ilha Grande dos Marinheiros, pessoas foram obrigados a recorrer a amigos para passar a noite.

-Quando a enchente vem, ela vem com tudo e de uns anos para cá vem piorando, relatou Cepervilho de Campos que não conseguiu “pegar nada” e que está “só com a roupa do corpo”.

Tentando auxiliar para que a situação seja normalizada, a Defesa Civil organizou um mutirão e destacou nove equipes que, distribuídas pelo Estado, auxiliam prefeituras organizando abrigos, entregando material de ajuda humanitária e orientando na elaboração de decretos de Situação de Emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário