segunda-feira, 3 de outubro de 2016

BOM DIA!

Depois de u domingo em que vivemos o clima total das eleições em todo o Brasil, sobra o rescaldo sobre o que aconteceu no dia de ontem. Os resultados, as vitórias, as decepções fazem com que o noticiário de hoje seja todo voltado para o pleito.

Analisando os resultados em todo o Brasil, o que se pode concluir, de imediato, é que o PT foi o partido que mais encolheu e o PSDB o que mais cresceu.

Buscando informações em jornais, revistas e portais de notícias, faço um levantamento mais aprofundado, com informações de veículos de imprensa, mostrando o que ficou do que aconteceu nas eleições.


ZH – (clicRBS) - Nelson Marchezan e Sebastião Melo vão para o 2º turno em Porto Alegre
A disputa pela prefeitura de Porto Alegre será decidida em segundo turno entre os candidatos Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e Sebastião Melo (PMDB). Com 100% das urnas apuradas neste domingo (2), o tucano registrou 29,84% dos votos válidos (sem considerar brancos e nulos), contra 25,93% do atual vice-prefeito.
Assim, os eleitores terão que voltar às urnas no dia 30 de outubro para decidir o candidato que comandará o Executivo municipal pelos próximos quatro anos. O reinício da propaganda eleitoral no rádio e na TV está marcado para a próxima terça-feira.
Raul Pont (PT) teve 16,37% dos votos, Maurício Dziedricki (PTB), 13,68%, e Luciana Genro (PSOL), 12,06%. Fábio Ostermann (PSL), Marcello Chiodo (PV), Julio Flores (PSTU) e João Carlos Rodrigues (PMN) não atingiram 1% dos votos cada um.

Luciana, do favoritismo à derrota em um mês
Nos últimos dias de campanha, entre selfies e abraços, Luciana Genro (PSOL) repetia com frequência que havia sido eleita deputada estadual, em 1994, com uma vantagem de apenas 99 votos, na primeira vez em que concorreu a um cargo público. Era uma tentativa de animar a militância e os eleitores e reverter a queda nas pesquisas de intenção de voto. Mas a estratégia não foi suficiente. Ela foi do favoritismo à derrota em pouco mais de um mês e terminou a disputa em quinto lugar, muito aquém do esperado.

Beth Colombo e Busato disputam segundo turno em Canoas
Em uma campanha marcada pela intensa troca de acusações, Beth Colombo (PRB) e Luiz Carlos Busato (PTB) disputarão o segundo turno da eleição à Prefeitura de Canoas. A candidata à sucessora do atual prefeito, Jairo Jorge (PT), somou 45,79% dos votos válidos, contra 37,3% do petebista. Mais de 13,3 mil votos separaram os postulantes ao comando do terceiro maior colégio eleitoral do Estado.

Paula Mascarenhas é a primeira mulher eleita prefeita de Pelotas
A candidata Paula Mascarenhas (PSDB) foi eleita em primeiro turno prefeita de Pelotas neste domingo (2). O resultado foi confirmado às 19h29, com 99,59% das urnas apuradas. Após mais de três horas de apuração, Paula teve 59,86% dos votos válidos e se torna a primeira mulher prefeita da cidade do sul do Estado. O candidato do PDT, Anselmo Rodrigues ficou na segunda colocação com 20,18% dos votos válidos.
Paula Mascarenhas tem 46 anos e é a atual vice-prefeita do município. Apontada como favorita ao cargo no Executivo, ela se filiou ao PSDB, partido do atual prefeito, Eduardo Leite - que abriu mão de concorrer à prefeitura pela segunda vez.

Valdeci Oliveira e Jorge Pozzobom disputarão o segundo turno em Santa Maria
Santa Maria terá um segundo turno entre Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB). Os dois candidatos foram os mais votados na cidade na eleição municipal deste domingo. 
Com 100% dos votos apurados, Valdeci ficou com 43.746 votos (29,68%), e Jorge Pozzobom, com 43.037 (29,20%). Deputados estaduais, a dupla estreará o segundo turno em Santa Maria. 

(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário