domingo, 9 de outubro de 2016

BOA NOITE!


Orestes Barbosa (1893 - 1966), autor de um mais belos poemas da música popular brasileira, aprendeu a ler nos pedaços de jornais que encontrava pelas ruas onde perambulava. Em 1911 transformou-se em revisor do jornal Diário de Notícias.

Mais tarde, já como repórter, escreveu seu primeiro artigo,  As Palhaçadas do Gabinete, despertando a fúria do Ministério das Guerra, sendo impedido de frequentar gabinetes durante a presidência de Hermes da Fonseca.

A partir de 1920, tornou-se o mais importante cronista da imprensa carioca, tendo estreado como letrista em 1927 e sobre Chão de Estrelas, sua obra-prima, parceria com o Silvio Caldas, com quem compôs ainda Serenata, Arranha-céu e Suburbana, escreveu o poeta Manuel Bandeira:

"Se se fizesse aqui um concurso, como fizeram na França, para apurar qual o verso mais bonito da nossa língua, talvez eu votasse naquele de Orestes em que ele diz: "Tu pisavas os astros distraída...".

Na voz inconfundível de Nelson Gonçalves, vamos ouvir o maravilhoso clássico da música popular brasileira,  Chão de Estrelas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário