domingo, 18 de setembro de 2016

Cúpula de não-alinhados

Lula apoia “companheiro Maduro”


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,denunciado esta semana pela operação Lava Jato, mandou seu apoio ao novo presidente do Movimento dos Países Não-Alinhados, o venezuelano Nicolás Maduro. O Brasil é membro observador do bloco, mas o governo de Michel Temer não mandou representante de alto escalão à cúpula neste fim de semana, na Ilha Margarita, na Venezuela.

Ressaltando a importância do grupo, Lula insistiu na importância do bloco dizendo que "continua sendo necessária a defesa de algumas necessidade básicas dos não-alinhados". "Embora tenhamos conseguido reduzir o índices de miséria, a verdade é que não vencemos a pobreza", disse. "Confio no companheiro Maduro para coordenar e fazer avançar a agenda dos Não-Alinhados, pela ampliação do Conselho de Segurança da ONU, para efetivar as decisões da OMC, reformar e democratizar o sistema financeiro internacional e para continuar combatendo a pobreza no mundo", disse Lula em uma mensagem enviada em um vídeo e difundido na noite de sábado, 17.

O ex-presidente petista também prometeu continuar sua luta política. "Estaremos juntos em todas as frentes para construir em conjunto um mundo melhor e mais justo. Só assim seremos mais fortes", afirmou. "Receba o meu mais caloroso abraço e boa sorte, companheiro Maduro." Maduro retribuiu a mensagem, qualificando Lula como "líder da América Latina e do mundo". A cúpula contou com delegados de mais de cem países, entre eles os presidentes de Irã, Zimbábue, Cuba, Equador, Bolívia e da Autoridade Palestina.

Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário