quinta-feira, 15 de setembro de 2016

BOM DIA!

O comandante máximo da corrupção!

Desde a eleição de Getúlio Vargas , que tinha Café Filho como vice, venho acompanhando eleições no Brasil. É claro que já vi e ouvi de tudo. Passei, inclusive, por uma golpe militar, que muitos  chamam de revolução, vivi o episódio da Legalidade, passei pelo Parlamentarismo, o fim da ditadura, a volta das eleições diretas, os impeachments  de Collor e Dilma. Quero, com isso, afirmar que tenho um certo conhecimento do que vem acontecendo no Brasil em termos de eleições e suas consequências.

Posso estar enganado, mas tenho quase que absoluta convicção de que nunca havia presenciado, escutado, lido algo como o que disseram ontem os procuradores do MP em Curitiba. Não tenho nenhuma dúvida de que o que o Brasil assistiu ontem, foi a mais arrasadora denúncia contra um ex-presidente da República, seu governo e seus sucessores.

Agora tenho diante de mim os jornais, a internet e um rádio que falam dos dois lados, ou seja, ataque e defesa. Aquilo que foi dito pelos procuradores, as acusações contra Lula, são repudiadas por seus advogados de defesa e aliados. Se para os procuradores Lula é o “maestro da orquestra criminosa”, para seus defensores, “Lula é vítima de perseguição política”. O ex-presidente acusado, inclusive, marcou para a tarde de hoje um pronunciamento que, certamente, terá todos os ingredientes para tentar derrubar o que afirmaram os procuradores do MP. Lula, é certo, como já estão fazendo seus aliados, dirá que se trata da sequência ou da formação de um novo golpe contra ele, contra o PT e contra a democracia.

Daí fico pensando se os procuradores que atuam na Operação Lava Jato, são tão irresponsáveis, tão inconsequentes, a ponto de afirmar, ao vivo para todo o Brasil, em entrevista coletiva com representantes dos principais veículos de imprensa, que tinham certeza de que Lula comandou, que sabia, que participou, do maior crime de corrupção de todos os tempos envolvendo dinheiro público? E só consigo analisar a atitude dos representantes da justiça da seguinte maneira: ou eles tem absoluta convicção de tudo o que disseram ou são impressionantemente irresponsáveis.

Partindo da defesa de Lula e de declarações de alguns de seus aliados, algumas coisas me deixam extremamente preocupado. Disseram por exemplo, seus advogados de defesa que “o crime de Lula para a Lava-Jato é ter sido presidente da República” – “Um novo país nasceu sob a batuta de Deltran Dallagnol e, neste país, ser amigo e ter aliados políticos é crime”.

Enquanto isso, pessoas envolvidas diretamente com a política, aliados de Lula, é claro, começaram, irresponsavelmente na minha opinião, um jogo que pode ter consequências desastrosas para o Brasil. Para o ex-ministro Miguel Rosseto, “não há fatos novos nem provas. Foi uma fala desequilibrada, a 14 dias de uma eleição, por quem deveria respeitar a legalidade. uma fala dentro do ambiente golpista”. Mais preocupante ainda é a afirmação do destemperado presidente nacional do PT que, mesmo veladamente, admite uma reação dos aliados de Lula. “Todo o processo é sem provas (...) e tem um objetivo claro: tentar interditar o presidente Lula que não cometeu nenhum crime. Não vamos permitir que se faça esta arbitrariedade, o povo vai reagir.

Já o senador Lindbergh Farias, denunciado como recebedor de dinheiro sujo para sua campanha, com bens interditados por denúncias de corrupção durante sem mandato de prefeito de Niterói, disse que "primeiro deram um golpe e cassaram Dilma. Agora, dão outro golpe para impedir que o Lula seja candidato a presidente”.

Minha preocupação maior está no fato de que os defensores de Lula, em nenhum momento procuram desmentir ou provar que Lula não está envolvido no fantástico esquema de corrupção institucionalizado nos governos petistas. Para eles, não importa que vários bilhões tenham sido roubados da Petrobras, beneficiando empresas que encheram os cofres de partidos e políticos. Para eles, o que importa, é a manutenção do poder, mesmo que o alicerce para tal seja a mentira, a corrupção, o estelionato político.

Ontem, comentando nas redes sociais sobre o quanto criminosos alegam inocência, lembrei de um advogado criminal que sempre me disse “não esquece que, se  perguntares para qualquer um que esteja no Presídio Central, todos dirão que são inocentes”

Tenham todos um Bom Dia!               

Nenhum comentário:

Postar um comentário