segunda-feira, 1 de agosto de 2016

RAPIDINHAS


Temer reafirma que não será candidato em 2018
O presidente em exercício Michel Temer abriu a reunião com líderes da base aliada da Câmara dos Deputados, na manhã desta segunda-feira, 1º, reafirmando que não será candidato à presidência da República em 2018. Segundo líderes, ele disse que não pretende se candidatar “em hipótese alguma”. O peemedebista já tinha soltado nota negando a intenção, após o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmar que, se o impeachment de Dilma Rousseff for aprovado, Temer será candidato ao Palácio do Planalto em 2018, com apoio da coalizão.

Sergio Moro solta Monica Moura e estipula fiança de R$ 28,7 milhões
O juiz Sérgio Moro mandou soltar Monica Moura, mulher do ex-marqueteiro do PT João Santana. A decisãofoi confirmada pelo advogado de defesa Fábio Tofic Simantob. Segundo Moro, Monica Moura está proibida de atuar em campanhas eleitorais no Brasil até nova decisão. Monica deverá entregar o passaporte à Justiça e não pode manter contato com outros acusados da Operação Lava Jato. O benefício deve ser estendido a João Santana, de acordo com Moro. "Pretendendo João Cerqueira de Santana Filho a extensão do benefício, deverá peticionar nos mesmos termos e condições, observando, como fiança, os valores bloqueados em suas contas correntes (cerca de R$ 2.756.426,95). Se apresentada petição nesse sentido, faça a Secretaria os autos conclusos para deliberação".

Eliseu Padilha é o ministro mais influente do governo
O ministro com mais poderes e influência, e mais próximo de Michel Temer também, por enquanto, é Eliseu Padilha, da Casa Civil. O político gaúcho entra no gabinete do presidente interino, sem bater, fala com ele várias vezes no viva voz e sabe de tudo o que ocorre no governo. Os superpoderes de Padilha, no entanto, incomodam alguns deputados. Eles desconfiam de que o ministro centraliza as nomeações no governo e não transmite seus pedidos a Temer. Alguns já pensam em procurar o presidente diretamente para se queixar. 

Relatório final será lido nesta terça na comissão de impeachment
Com o encerramento, nesta segunda-feira (1°), do recesso branco no Congresso Nacional, o Senado inicia a semana com o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff como uma das prioridades. Nesta segunda é o último dia para que o relator da Comissão Especial do Impeachment, senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), conclua seu relatório que dirá se a denúncia por crime de responsabilidade contra Dilma é procedente ou não e se ela deve ser levada a julgamento final. A leitura do parecer na comissão e a vista coletiva estão marcadas para nesta terça-feira (2). 

Temer pede esforço da base na Câmara para aprovar projeto da dívida dos estados
O presidente interino pediu a deputados de sua base aliada na Câmara que concentre esforços na aprovação do projeto de lei que trata da renegociação da dívida dos estados. Em reunião realizada hoje (1°), no Palácio do Jaburu, o grupo listou as dificuldades previstas, entre as quais a questão do quórum na Câmara, que pode ser baixo, em decorrência das convenções para as eleições municipais, e a pressão que algumas corporações como Judiciário e Ministério Público têm feito por benefícios que podem prejudicar o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) pelo poder público.

Eduardo Cunha devolve chaves da residência oficial da Câmara
O deputado afastado e ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), devolveu hoje (1°) as chaves da residência oficial da presidência da Casa. Cunha renunciou ao cargo no dia 7 de julho e tinha até o próximo dia 6 para deixar o imóvel. Ele deve ocupar um apartamento funcional cedido pela Câmara. O recibo de entrega das chaves do imóvel, com data desta segunda-feira, foi assinado pela administradora da residência oficial.

Cunha foi afastado da presidência da Câmara e do mandato de deputado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com a renúncia à presidência da Casa, em julho, ele perdeu o direito de usar a residência oficial e regalias como avião da Força Aérea Brasileira e segurança pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário