segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Notícias


DEP: Prefeitura vai cobrar mais de R$ 2 milhões de empresas e servidores
Suspeita de superfaturamento em obras do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), a empresa JD Construções e outros três servidores terão que ressarcir os cofres públicos em mais de R$ 2 milhões. Segundo a apuração da sindicância da Prefeitura de Porto Alegre, pelo menos 30% dos contratos para limpeza dos bueiros tiveram alguma irregularidade.
O prefeito José Fortunati apresentou os dados da sindicância instaurada para investigar as denúncias na tarde desta segunda-feira. A Procuradora-Geral do Município, Cristiane da Costa Nery,  foi a coordenadora da investigação. Fortunati salientou que responsabilidades de ex-gestores será apurada. Cristiane contou que o descontrole no DEP impressionou as equipes de inspeção.


MP acha que Cláudia Cruz pode fugir
O Ministério Público Federal acabou de se manifestar contrário à devolução do passaporte de Cláudia Cruz, mulher de Eduardo Cunha. De acordo com o MPF, existe “real possibilidade” dela e de seus familiares manterem outras contas bancárias no exterior e, além disso, há o “risco concreto de eventual fuga e utilização de ativos secretos ainda não bloqueados”, caso o passaporte seja devolvido. A defesa de Cruz pleiteou junto ao juiz Sergio Moro a devolução do documento alegando “desnecessidade de manutenção da medida”. O MPF, entretanto, discordou.

Investigadores da Lava Jato até abrem mão de delações de políticos
As apurações da Lava Jato no Paraná estão adiantadas de tal maneira que alguns investigadores não consideram delações de políticos, como a de Eduardo Cunha, por exemplo, tão fundamentais assim. O Ministério Público teria de fazer acordos ruins – bons só para os acusados – para que as delações fossem firmadas. A experiência mostra que políticos são geralmente fracos no que chamam de provas de “corroboração”.

Decisão sobre relator dos processos contra o PT, PMDB e PP fica para a semana que vem
O TSE só irá decidir na semana que vem quem serão os relatores dos processos que podem culminar com a extinção do PT, PMDB e PP por uso de recursos do ‘Petrolão’. A princípio, os casos ficariam com a corregedoria do TSE. Mas, a atual ocupante do cargo, Maria Thereza Assis de Moura, apresentou uma questão de ordem para que o plenário decida se os processos cabem efetivamente ao corregedor ou se devem ser livremente distribuídos. Como nesta semana nem todos os ministros estarão em Brasília, o caso será julgado na terça-feira dia 23, quando Henrique Neves devolverá seu voto vista ao plenário.

Encontrado carregador de celular na cela de Dirceu

Agentes do complexo penal de São José dos Pinhais acharam um carregador de celular na cela de José Dirceu, mas nenhum aparelho foi encontrado. Como punição, acabaram com regalias dos presos da Lava Jato, como manter as celas abertas. Uma geladeira que fora deixada lá por Marcelo Odebrecht, por exemplo, foi trancada.


Policiais vão pedir a Janot que mantenha investigações contra Humberto Costa
A Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) vai enviar um ofício a Rodrigo Janot pedindo que ele não concorde com o arquivamento das investigações sobre Humberto Costa, conforme pedido da própria PF ao STF feito na semana passada. Os policiais dizem que Costa mantém uma relação próxima com a Associação dos Delegados da Polícia Federal. Segundo a Federação, um dos diretores da ADPF trabalha no gabinete do senador, e o parlamentar já recebeu condecorações da entidade. Na opinião da Fenapef, Costa deve seguir sendo investigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário